Interpretação de texto: Um engraçadinho raro – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre um engraçadinho raro. Ele vive somente em brejos, lagos e riachos do Rio de Janeiro. Seu nome popular é engraçadinho […] Vamos conhecer melhor essa espécie de peixe? Então, leia com atenção o texto e, depois, não deixe de responder às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                       DATA:

PROF:                                                            TURMA:

NOME:

Leia:

Um engraçadinho raro

    Ele vive somente em brejos, lagos e riachos do Rio de Janeiro. Seu nome popular é engraçadinho, talvez porque, sendo ele todo vermelho, chame a atenção e seja considerado bem bonitinho.

    O engraçadinho vive cerca de quatro anos e nada em cardumes com muitos indivíduos. Tem o hábito de ficar entre as plantas de riachos de correnteza fraca, nos quais as águas apresentam temperatura amena, que variam de 22ºC a 28ºC. A espécie habita profundidades que não ultrapassam 50 centímetros. Sua alimentação inclui pequenos insetos, vermes, crustáceos e algumas plantas.

    Embora sejam animais de comportamento tranquilo, de vez em quando os engraçadinhos se desentendem. As brigas acontecem quando os machos disputam a liderança dentro do cardume.

    Falando em machos, descobrir o sexo dos peixes não é tarefa das mais fáceis. Entre os engraçadinhos, porém, as chances de acerto são altas. É que as fêmeas são maiores do que os machos e têm a barriga mais inchada. Eles, por sua vez, são mais coloridos e apresentam uma borda preta nas nadadeiras.

    […]

    Por sua beleza, a espécie é muito procurada por colecionadores de peixes e exportada para vários países da Europa e também para os Estados Unidos. A comercialização contribuiu para que o engraçadinho se tornasse um dos peixes mais raros dos riachos e brejos do Rio de Janeiro. Mas esse não é o único problema relacionado a ele: a poluição e a destruição do ambiente em que vive também ameaçam a sua existência.

Jean Carlos Miranda, Raquel Costa e Rosana Mazzoni. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 234. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – No fragmento abaixo, os autores do texto expõem uma explicação possível para o nome popular “engraçadinho”. Grife o termo que indica se tratar de uma possibilidade:

“Seu nome popular é engraçadinho, talvez porque, sendo ele todo vermelho, chame a atenção e seja considerado bem bonitinho.”

 

Questão 2 – No segmento “O engraçadinho vive cerca de quatro anos e nada em cardumes com muitos indivíduos.”, o vocábulo destacado exprime:

(     ) um fato que justifica outro.

(     ) um fato que se opõe a outro.

(     ) um fato que se soma a outro.

 

Questão 3 – Leia o que se afirma sobre os engraçadinhos:

I. A identificação do sexo dos engraçadinhos é uma tarefa complexa.

II. Os engraçadinhos são encontrados principalmente no Rio de Janeiro.

III. Os machos brigam esporadicamente ao disputarem a liderança do cardume.

 Está correto o que se afirma em:

(     ) III.

(     ) I e II.

(     ) I e III.

 

Questão 4 – Na passagem “Eles, por sua vez, são mais coloridos e apresentam uma borda preta nas nadadeiras.”, os autores do texto referem-se:

(     ) aos peixes.

(     ) aos engraçadinhos.

(     ) aos machos da espécie “engraçadinho”.

 

Questão 5 – Observe:

“Por sua beleza, a espécie é muito procurada por colecionadores de peixes e exportada para vários países da Europa e também para os Estados Unidos.”

A parte separada por vírgula expressa:

(     ) uma causa.

(     ) uma condição.

(     ) uma consequência.

 

Questão 6 – Localize os fatores que, segundo o texto, ameaçam a vida do engraçadinho:

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: