Interpretação de texto: Um cobertor superpotente – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre um cobertor superpotente. Que cobertor será esse, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Um cobertor superpotente

    Como os pinguins sobrevivem no meio do gelo a temperaturas tão baixas? É que, com exceção dos que vivem em regiões tropicais, o corpo desses animais é todo adaptado para climas frios.

    Além de suas penas espessas e impermeáveis, que não deixam a água entrar em contato com a pele e ainda protegem do vento frio, os pinguins também possuem grandes depósitos de gordura sob a pele, que funcionam como uma espécie de cobertor. Para poupar energia e evitar a perda de suas reservas de gordura, quando estão em terra nas regiões polares, escorregam na neve de barriga. Muito fofo, não?

    A plumagem preta das costas também absorve o calor do sol, ajudando-os a se manterem aquecidos. Seu sistema circulatório contribui para regular a temperatura, que varia em torno de 38 e 39 graus Celsius […]

    Enquanto a plumagem for esparsa, os filhotes contam com a proteção dos pais. Até estarem mais desenvolvidos, eles os carregam sobre os pés para evitar que percam muito calor e acabem morrendo de hipotermia (baixa temperatura).

    Mas não é só com o frio que um pinguim tem que se preocupar. Ele também precisa se proteger de predadores, como leões-marinhos, orcas, tubarões e focas-leopardos. Para isso, dentro da água, tira vantagem da sua coloração mediante camuflagem. Seu dorso escuro, geralmente preto, ajuda-o a fundir-se com as águas escuras quando visto de cima. Seu ventre branco faz com que presas e predadores o confundam com o céu claro, quando visto de baixo.

Maria Ramos.
Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/biodiversidade/pinguins-os-novos-astros-do-cinema/>.(Com adaptações).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“É que, com exceção dos que vivem em regiões tropicais, o corpo desses animais é todo adaptado para climas frios.”

A que animais o texto se refere?

 

 Questão 2 – Na passagem “[…] não deixam a água entrar em contato com a pele e ainda protegem do vento frio […]”, a autora cita as funções das:

 

 

Questão 3 – Em “[…] os pinguins também possuem grandes depósitos de gordura sob a pele, que funcionam como uma espécie de cobertor.”, a parte destacada expressa:

(     ) uma hipótese.

(     ) uma correção.

(     ) uma comparação.

 

Questão 4 – Segundo o texto, os pinguins, “quando estão em terra nas regiões polares, escorregam na neve de barriga”. Identifique a finalidade ou as finalidades desse comportamento:

(     ) “manter-se aquecido”.

(     ) “regular a temperatura”.

(     ) “poupar energia e evitar a perda de suas reservas de gordura”.

 

Questão 5 – Identifique o trecho em que a autora se dirige diretamente ao leitor, expondo uma opinião sobre um fato:

 

 

Questão 6 – No segmento “[…] eles os carregam sobre os pés para evitar que percam muito calor e acabem morrendo de hipotermia […]”, um vocábulo indica a soma de fatos. Informe-o:

 

 

Questão 7 – Observe:

“Para isso, dentro da água, tira vantagem da sua coloração mediante camuflagem.”

O termo “isso” retoma uma informação. Assinale-a:

(     ) “Ele também precisa se proteger de predadores, como leões-marinhos, orcas, tubarões […]”

(     ) “Seu dorso escuro, geralmente preto, ajuda-o a fundir-se com as águas escuras […]”

(     ) “Seu ventre branco faz com que presas e predadores o confundam com o céu claro […]”

 

Questão 8 – Pode-se concluir que o texto tem a intenção de:

(     ) explicar algo.

(     ) contar uma história.

(     ) debater um assunto.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: