Interpretação de texto: Um beija-flor sonoro e cheio de encanto – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre um beija-flor sonoro e cheio de encanto. Que beija-flor será esse, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Besourinho-de-bico-vermelho é beija-flor sonoro e cheio de encanto

    Você já parou para ouvir o som de um beija-flor? Muitas pessoas não reparam que essa ave ágil pode ser também sonora. Um colibri que tem um repertório de respeito é o besourinho-de-bico-vermelho, um beija-flor que pode ser encontrado facilmente em áreas urbanas, jardins e parques.

    Esse encantador beija-flor emite diferentes tipos de vocalizações, seja em voo ou ainda pousado. Ele pode ser facilmente detectado, a partir do momento em que emite algum desses sons. Do nome científico ao popular, o besourinho, como também é conhecido, traz características marcantes, entre elas, a coloração do bico e também das penas.

    A espécie que não ultrapassa os 10,5 cm possui dimorfismo sexual, ou seja, macho e fêmea se diferem na aparência. O macho é mais chamativo, apresentando um colorido esverdeado brilhante por todo o corpo e, na região inferior do pescoço, o azulado em diferentes tons metálicos chama atenção. Já a fêmea, nessa mesma parte ventral, é totalmente esbranquiçada. O bico vermelho possui um detalhe preto na ponta. […]

Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2023/07/06/besourinho-de-bico-vermelho-e-beija-flor-sonoro-e-cheio-de-encanto.ghtml>. (Com corte e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Observe:

“[…] um beija-flor que pode ser encontrado facilmente em áreas urbanas, jardins e parques.”

A que beija-flor o texto se refere?

 

 

Questão 2 – Na passagem “Ele pode ser facilmente detectado, a partir do momento em que emite algum desses sons.”, o vocábulo grifado foi usado para:

(     ) retomar.

(     ) apresentar.

(     ) caracterizar.

 

Questão 3 – O autor do texto se dirige diretamente ao leitor no fragmento:

(     ) “Você já parou para ouvir o som de um beija-flor?”

(     ) “Um colibri que tem um repertório de respeito […]”

(     ) “[…] o azulado em diferentes tons metálicos chama atenção.”

 

Questão 4 – Observe:

“[…] o besourinho, como também é conhecido, traz características marcantes, entre elas, a coloração do bico e também das penas.”

O termo “e” indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 5 – Em “A espécie que não ultrapassa os 10,5 cm possui dimorfismo sexual, ou seja, macho e fêmea se diferem na aparência.”, a expressão grifada assinala:

(     ) uma conclusão.

(     ) uma explicação.

(     ) uma exemplificação.

 

Questão 6 – Na parte “Já a fêmea, nessa mesma parte ventral, é totalmente esbranquiçada.”, a palavra destacada tem o mesmo sentido de:

(     ) “parcialmente”.

(     ) “completamente”.

(     ) “majoritariamente”.

 

Questão 7 – O segmento “O bico vermelho possui um detalhe preto na ponta.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 8 – Aponte o trecho, em que o adjetivo sublinhado exprime uma opinião:

(     ) “Muitas pessoas não reparam que essa ave ágil pode ser também sonora.”

(     ) “Esse encantador beija-flor emite diferentes tipos de vocalizações […]”

(     ) “O macho é mais chamativo, apresentando um colorido esverdeado brilhante […]”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: