Interpretação de texto: Goiaba – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a goiaba. Ela é uma conhecida e rica fonte de vitamina C! Vamos saber mais a respeito dessa fruta? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Goiaba

Fruta contém poucas calorias e é rica em pectina, tipo de fibra que produz sensação de saciedade.

    A goiaba (Psidium guajava) é nativa da América do Sul, mas foi a partir do Brasil que ela se espalhou por todos os países de clima tropical. Daqui foi levada pelos portugueses logo nas primeiras viagens do século 16. Apesar dessa difusão, ainda hoje somos um dos maiores produtores do mundo.

    A goiabeira é planta rústica, indicada para ajudar na recuperação de áreas degradadas porque se adapta a qualquer tipo de solo e também porque atrai grande variedade da fauna. Insetos, aves e pequenos mamíferos não resistem ao cheiro e ao sabor da fruta – como os humanos – e ajudam a polinizar suas flores e a espalhar suas sementes, carregando junto outras espécies da flora.

    […]

    A goiaba é uma conhecida e rica fonte de vitamina C – só perde para a acerola. Mas tem também muitas outras propriedades nutricionais e farmacológicas menos comentadas. […]

    Dependendo da região e das condições de manejo, a goiaba vermelha pode ter, em média, 8,5 mg de licopeno por 100 g, quase o triplo do tomate. Entre as frutas nativas, além da goiaba vermelha, temos confirmada apenas uma outra grande fonte de licopeno: a pitanga madura.

    É possível usufruir os benefícios da fruta mesmo em doces, sucos, geleias e outros produtos caseiros ou industrializados, desde que não haja excesso de aquecimento ou estocagem por muito tempo e com exposição à luz.

“Terra da Gente”.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2023/06/29/goiaba-e-quase-preferencia-nacional.ghtml>. Acesso em: 29 de junho de 2023. (Com cortes e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Em “Fruta contém poucas calorias e é rica em pectina, tipo de fibra que produz sensação de saciedade.”, o texto refere-se à:

(     ) goiaba.

(     ) acerola.

(     ) pitanga.

 

Questão 2 – O fragmento “[…] foi a partir do Brasil que ela se espalhou por todos os países de clima tropical.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – Segundo o texto, a goiabeira é “indicada para ajudar na recuperação de áreas degradadas”. Identifique os motivos:

 

 

Questão 4 – Sublinhe a seguir o trecho que indica uma comparação:

“Insetos, aves e pequenos mamíferos não resistem ao cheiro e ao sabor da fruta – como os humanos – e ajudam a polinizar suas flores e a espalhar suas sementes […]”

 

Questão 5 – Na passagem “A goiaba é uma conhecida e rica fonte de vitamina C […]”, o termo “e” foi empregado para exprimir:

(     ) soma.

(     ) contraste.

(     ) alternância.

 

Questão 6 – Em “Mas tem também muitas outras propriedades nutricionais e farmacológicas menos comentadas.”, o vocábulo destacado tem o mesmo sentido de:

(     ) “Porém”.

(     ) “Por isso”.

(     ) “Portanto”.

 

Questão 7 – Observe:

“É possível usufruir os benefícios da fruta mesmo em doces, sucos, geleias e outros produtos caseiros ou industrializados, desde que não haja excesso de aquecimento ou estocagem […]”

A expressão grifada introduz:

(     ) condições.

(     ) finalidades.

(     ) consequências.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: