Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre um beija-flor sonoro e cheio de encanto. Que beija-flor será esse, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Um beija-flor sonoro e cheio de encanto – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Um beija-flor sonoro e cheio de encanto – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Um beija-flor sonoro e cheio de encanto – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Besourinho-de-bico-vermelho é beija-flor sonoro e cheio de encanto
Você já parou para ouvir o som de um beija-flor? Muitas pessoas não reparam que essa ave ágil pode ser também sonora. Um colibri que tem um repertório de respeito é o besourinho-de-bico-vermelho, um beija-flor que pode ser encontrado facilmente em áreas urbanas, jardins e parques.
Esse encantador beija-flor emite diferentes tipos de vocalizações, seja em voo ou ainda pousado. Ele pode ser facilmente detectado, a partir do momento em que emite algum desses sons. Do nome científico ao popular, o besourinho, como também é conhecido, traz características marcantes, entre elas, a coloração do bico e também das penas.
A espécie que não ultrapassa os 10,5 cm possui dimorfismo sexual, ou seja, macho e fêmea se diferem na aparência. O macho é mais chamativo, apresentando um colorido esverdeado brilhante por todo o corpo e, na região inferior do pescoço, o azulado em diferentes tons metálicos chama atenção. Já a fêmea, nessa mesma parte ventral, é totalmente esbranquiçada. O bico vermelho possui um detalhe preto na ponta. […]
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2023/07/06/besourinho-de-bico-vermelho-e-beija-flor-sonoro-e-cheio-de-encanto.ghtml>. (Com corte e adaptação).
Questões
Questão 1 – Observe:
“[…] um beija-flor que pode ser encontrado facilmente em áreas urbanas, jardins e parques.”
A que beija-flor o texto se refere?
Questão 2 – Na passagem “Ele pode ser facilmente detectado, a partir do momento em que emite algum desses sons.”, o vocábulo grifado foi usado para:
( ) retomar.
( ) apresentar.
( ) caracterizar.
Questão 3 – O autor do texto se dirige diretamente ao leitor no fragmento:
( ) “Você já parou para ouvir o som de um beija-flor?”
( ) “Um colibri que tem um repertório de respeito […]”
( ) “[…] o azulado em diferentes tons metálicos chama atenção.”
Questão 4 – Observe:
“[…] o besourinho, como também é conhecido, traz características marcantes, entre elas, a coloração do bico e também das penas.”
O termo “e” indica:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 5 – Em “A espécie que não ultrapassa os 10,5 cm possui dimorfismo sexual, ou seja, macho e fêmea se diferem na aparência.”, a expressão grifada assinala:
( ) uma conclusão.
( ) uma explicação.
( ) uma exemplificação.
Questão 6 – Na parte “Já a fêmea, nessa mesma parte ventral, é totalmente esbranquiçada.”, a palavra destacada tem o mesmo sentido de:
( ) “parcialmente”.
( ) “completamente”.
( ) “majoritariamente”.
Questão 7 – O segmento “O bico vermelho possui um detalhe preto na ponta.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 8 – Aponte o trecho, em que o adjetivo sublinhado exprime uma opinião:
( ) “Muitas pessoas não reparam que essa ave ágil pode ser também sonora.”
( ) “Esse encantador beija-flor emite diferentes tipos de vocalizações […]”
( ) “O macho é mais chamativo, apresentando um colorido esverdeado brilhante […]”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.