Início Série5º ano Interpretação de texto: Um beija-flor-brilhante – 5º ano

Interpretação de texto: Um beija-flor-brilhante – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre um beija-flor-brilhante. Espécie pode medir até 11 centímetros e se destaca pelo brilho verde da plumagem. Vamos conhecer melhor esse beija-flor? Então, leia com atenção o texto! Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Beija-flor-de-garganta-verde é comum e ocorre em quase todo o país

Espécie pode medir até 11 centímetros e se destaca pelo brilho verde da plumagem. Pode ser encontrada perto de trepadeiras e árvores isoladas.

    O beija-flor-de-garganta-verde é uma espécie que chama atenção pela plumagem verde brilhante.

    O macho e a fêmea apresentam a mesma plumagem. Possuem o tom verde-claro como cor predominante, um ponto branco atrás dos olhos, a barriga e garganta também esbranquiçadas.

    Esse beija-flor voa de flor em flor para se alimentar de néctar.

    No período de reprodução, todas as tarefas são executadas pela fêmea, desde a montagem dos ninhos aos cuidados com os filhotes. Geralmente, põe dois ovos por ninhada e os filhotes tornam-se independentes, depois de quatro semanas de vida.

    Essa espécie ocorre em quase todo o território nacional.  Pode ser avistada próxima de arbustos, trepadeiras e árvores isoladas.

Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/fauna/noticia/2016/10/beija-flor-de-garganta-verde-e-comum-e-ocorre-em-quase-todo-o-pais.html>. (Com adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – Na passagem “Espécie pode medir até 11 centímetros […]”, a que espécie o texto se refere?

 

 

Questão 2 – Releia:

“[…] uma espécie que chama atenção pela plumagem verde brilhante.”

 O trecho sublinhado expressa:

(     ) a causa de um fato.

(     ) a condição de um fato.

(     ) a consequência de um fato.

 

Questão 3 – Na frase “O macho e a fêmea apresentam a mesma plumagem.”, o texto:

(     ) dá um exemplo.

(     ) expõe uma opinião.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 4 – Observe:

“Possuem o tom verde-claro como cor predominante, um ponto branco atrás dos olhos, a barriga e garganta também esbranquiçadas.”

Esse fragmento é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 5 – No segmento “Esse beija-flor voa de flor em flor para se alimentar de néctar.”, o vocábulo “para” indica:

(     ) direção.

(     ) destino.

(     ) finalidade.

 

Questão 6 – No trecho “No período de reprodução, todas as tarefas são executadas pela fêmea […]”, a expressão grifada tem o mesmo sentido de:

(     ) “são feitas”.

(     ) “são ensinadas”.

(     ) “são acompanhadas”.

 

Questão 7 – Em “Geralmente, põe dois ovos por ninhada e os filhotes tornam-se independentes, depois de quatro semanas de vida.”, a parte destacada exprime:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 8 – Sublinhe a seguir o termo que introduz a ideia de soma:

“Pode ser avistada próxima de arbustos, trepadeiras e árvores isoladas.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário