Início Série5º ano Interpretação de texto: Tubarões vistos em praias – 5º ano

Interpretação de texto: Tubarões vistos em praias – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre tubarões vistos em praias cariocas. Vamos nos informar a respeito desse fato? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP04, EF05LP05, EF05LP07, EF05LP12 e EF05LP19.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

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Leia: 

Tubarões são vistos em praias do estado do Rio de Janeiro

    Nos últimos dias, tubarões foram vistos em praias do estado do Rio de Janeiro. Especialistas dizem que esses animais não representam perigo para os banhistas, mas algumas medidas podem ser tomadas, para que acidentes sejam evitados.

    Três espécies de tubarões foram registradas por banhistas e surfistas em vídeos compartilhados nas redes sociais: um tubarão-galha-preta, um tubarão-martelo e, mais recentemente, um tubarão-mako.

    O pesquisador Nathan Araújo, do Instituto Mar Urbano, explica que essas espécies avistadas nas praias cariocas não representam ameaça à população e são fundamentais para todo o equilíbrio ambiental.

    Sair da água calmamente é uma das medidas que os banhistas devem tomar se avistarem tubarões no mar. Outras dicas divulgadas pelo governo do Rio são: ficar atento às bandeiras roxas, que indicam a presença do animal, evitar nadar ao amanhecer ou ao entardecer e perto de cardumes ou áreas de pesca, além de optar por nadar em grupos e em locais movimentados.

“Repórter Brasil”. Disponível em: <https://tvbrasil.ebc.com.br/reporter-brasil/2025/05/tubaroes-sao-vistos-em-praias-do-estado-do-rio-de-janeiro>. (Com corte e adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) um conto.

(     ) um resumo.

(     ) uma notícia.

 

Questão 2 – Releia:

“Especialistas dizem que esses animais não representam perigo para os banhistas […]”

 Quais animais?

 

Questão 3 – Observe:

“[…] algumas medidas podem ser tomadas, para que acidentes sejam evitados.”

Nessa passagem, a expressão grifada:

(     ) inicia uma finalidade.

(     ) anuncia uma condição.

(     ) introduz uma conclusão.

 

Questão 4 – Segundo o texto, “três espécies de tubarões foram registradas por banhistas e surfistas”. Qual espécie foi registada por último?

(     ) um tubarão-mako.

(     ) um tubarão-martelo.

(     ) um tubarão-galha-preta.

 

Questão 5 – No terceiro parágrafo, há:

(     ) uma citação direta.

(     ) uma citação indireta.

(     ) uma citação direta e uma citação indireta.

 

Questão 6 – Em “[…] essas espécies avistadas nas praias cariocas não representam ameaça à população e são fundamentais para todo o equilíbrio ambiental.”, o termo “e” assinala:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 7 – Na frase “Sair da água calmamente é uma das medidas que os banhistas devem tomar se avistarem tubarões no mar.”, o vocábulo sublinhado exprime:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 8 – Na parte “[…] indicam a presença do animal”, o texto refere-se:

(     ) “às bandeiras roxas”.

(     ) “ao amanhecer e ao entardecer”.

(     ) “aos cardumes ou às áreas de pesca”.

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

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