Início Série5º ano Interpretação de texto: Troca de favores – 5º ano

Interpretação de texto: Troca de favores – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma troca de favores. Você sabia que formigas e plantas trocam favores? Vamos entender melhor esse curioso assunto? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Leia:

Você sabia que formigas e plantas trocam favores?

    Gentileza gera gentileza. Já ouviu essa expressão? Pois ela diz respeito a uma das nossas melhores atitudes. E, de fato, quando somos gentis, a tendência é recebermos gentilezas de volta. Mas isso se dá entre nós, humanos. Na natureza, há também troca de favores que beneficiam as partes envolvidas, mas é bom que se diga: são trocas naturais e, não, intencionais.

    Vejamos a troca de favores que acontece entre as formigas e uma pequena árvore conhecida como tococa, que é típica do México, da Bolívia e, que no Brasil, pode ser encontrada nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Essa planta desenvolve estruturas modificadas denominadas domáceas, que ficam na base de suas folhas e servem de morada para as formigas. Ali, esses insetos se beneficiam ao se abrigarem do Sol e da chuva. A relação entre a planta e as formigas é tão intensa, que o vegetal é classificado como mirmecófita, palavra de origem grega que significa “formiga e planta”.

    Ah, sim, você quer saber o que a planta ganha com isso? Pro-te-ção! Com as formigas vivendo em suas domáceas, quando outros insetos e pequenos animais herbívoros – ou seja, que se alimentam de vegetais – começam a comer a planta, as formigas entram em ação: unem-se e, rapidamente, formam um pequeno exército que ataca os intrusos. As formigas costumam ser bem agressivas na defesa do abrigo e, aí, ou os pequenos animais desistem e fogem, ou acabam mortos.

    Essa associação entre a formiga e a planta é conhecida como mutualismo e ocorre, também, entre outros seres. Trata-se de uma relação em que os dois lados são beneficiados.

    De tudo isso, podemos concluir que a gentileza, mesmo quando não é intencional, é benéfica!

Henrique Augusto Mews. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 218.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Releia este segmento do texto:

“[…] são trocas naturais e, não, intencionais.”

A que trocas o autor do texto se refere?

R:

 

Questão 2 – Em “A relação entre a planta e as formigas é tão intensa, que o vegetal é classificado como mirmecófita […]”, o fato destacado é:

(     ) a causa do anterior.

(     ) a finalidade do anterior.

(     ) a consequência do anterior.

 

Questão 3 – No trecho “[…] que se alimentam de vegetais […]”, o autor refere-se:

(     ) às formigas.

(     ) a outros insetos.

(     ) aos animais herbívoros.

 

Questão 4 – No fragmento “[…] unem-se e, rapidamente, formam um pequeno exército que ataca os intrusos.”, o termo sublinhado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 5 – Na passagem “As formigas costumam ser bem agressivas na defesa do abrigo […]”, o vocábulo grifado foi usado para:

(     ) intensificar.

(     ) caracterizar.

(     ) complementar.

 

Questão 6 – Observe:

“Trata-se de uma relação em que os dois lados são beneficiados.”

Nessa parte do texto, o autor:

(     ) expõe uma definição.

(     ) faz uma recomendação.

(     ) apresenta uma conclusão.

 

Questão 7 – Identifique a passagem em que o autor se dirige diretamente ao leitor:

(     ) “Essa planta desenvolve estruturas modificadas denominadas domáceas […]”

(     ) “Ali, esses insetos se beneficiam ao se abrigarem do Sol e da chuva.”

(     ) “Ah, sim, você quer saber o que a planta ganha com isso?”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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