Interpretação de texto: Tradições juninas no Brasil – 7º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre as tradições juninas no Brasil. As festas juninas surgiram nos países europeus católicos e eram chamadas de “joaninas”, em homenagem a um santo católico, São João. Vamos saber mais a respeito dessas tradições no Brasil? Então, leia com atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

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ESCOLA:                                                                              DATA:

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Leia com atenção o texto abaixo. Depois, responda às questões interpretativas propostas:

Tradições juninas no Brasil

    As festas juninas surgiram nos países europeus católicos e eram chamadas de “joaninas”, em homenagem a um santo católico, São João.

    Elas foram trazidas para o Brasil no período colonial, pelos portugueses. A princípio, comemorava-se apenas a festa de São João, depois, como os dias de São Pedro e Santo Antônio aconteciam no mesmo mês, foram incorporados às festas juninas.

    Com o passar do tempo, as festas juninas foram ganhando características das várias regiões do nosso país. Elas hoje fazem parte do folclore brasileiro, com as fogueiras, bandeirinhas coloridas, barracas de comidas típicas e as danças de quadrilha. São tão populares quanto o carnaval. 

    Apesar de todo o Brasil comemorar as festas juninas, é na região Nordeste que elas são mais difundidas. Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco, são cidades famosas por suas festas e concursos de quadrilhas.

    O mês de junho é aproveitado também para agradecer aos santos pela colheita farta, principalmente a do milho. Não é à toa que a maioria das comidas típicas das festas juninas são feitas de milho, afinal, junho é mês de colhê-lo em muitas regiões.

    Tem opção para todos os gostos: pamonha, curau, milho cozido, canjica (ou mungunzá), cuscuz, pipoca, bolo de milho, broa de milho, bolo de fubá. Outras comidas típicas do período junino são pé de moleque, paçoca, arroz doce e quentão. Eta trem bão!

    As roupas para dançar quadrilha são um espetáculo à parte. Os homens, vestidos de camisas xadrez, e as mulheres, de vestidos de chita coloridos e chapéus de palha, retratam um Brasil caipira. Em muitos estados, são promovidos grandes concursos de quadrilha.

Cuidados

    Os fogos de artifícios e as bombinhas, que tanto encantam adultos e crianças, devem ser manuseados apenas por pessoas que tenham habilidade. Eles são explosivos, portanto, muito perigosos. Podem causar acidentes, queimaduras graves, amputações e até morte.

Disponível em: <http://www.turminha.mpf.mp.br/explore/cultura/festa-junina/festas-juninas>.

 

Questões

Questão 1 – Segundo o texto, as festas juninas surgiram na Europa e eram chamadas de “joaninas”. Por quê?

R:

 

Questão 2 – Na parte “Elas hoje fazem parte do folclore brasileiro […]”, a palavra “elas” refere-se:

   ) às festas juninas.

(     ) às danças de quadrilha.

(     ) às barracas de comidas típicas.

 

Questão 3 – No período “São tão populares quanto o carnaval.”, o autor do texto:

(     ) dá um exemplo.

   ) faz uma comparação.

(     ) levanta uma hipótese.

 

Questão 4 – No segmento “[…] é na região Nordeste que elas são mais difundidas.”, o vocábulo destacado desempenha a função de:

(     ) explicar uma característica das festas juninas no Nordeste.

   ) intensificar uma característica das festas juninas no Nordeste.

(     ) complementar uma característica das festas juninas no Nordeste.

 

Questão 5 – Na oração “[…] a maioria das comidas típicas das festas juninas são feitas de milho […]”, o verbo poderia ser empregado no singular. Reescreva-a, fazendo as devidas alterações:

R:

 

Questão 6 – O trecho “Eta trem bão!” é um exemplo da linguagem:

(     ) técnica.

   ) regional.

(     ) coloquial.

 

Questão 7 – Sublinhe, a seguir, a expressão que indica uma circunstância de lugar:

“Em muitos estados, são promovidos grandes concursos de quadrilha.”

 

Questão 8 – Na frase “Eles são explosivos, portanto, muito perigosos.”, o termo grifado introduz:

   ) um fato que conclui o anterior.

(     ) um fato que explica o anterior.

(     ) um fato que contradiz o anterior.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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