Início Série8º ano Interpretação de texto: Tornando o campo fértil – 8º ano

Interpretação de texto: Tornando o campo fértil – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre um campo de arroz.  Trata-se de um texto reflexivo intitulado Tornando o campo fértil. Leia-o e depois responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                       DATA:

PROF:                                                            TURMA:

NOME:

Leia:

Tornando o campo fértil

    Um mestre encarregou o seu discípulo de cuidar do campo de arroz.

    No primeiro ano, o discípulo vigiava para que nunca faltasse a água necessária. O arroz cresceu forte, e a colheita foi boa.

    No segundo ano, ele teve a ideia de acrescentar um pouco de fertilizante. O arroz cresceu rapidamente, e a colheita foi maior.

    No terceiro ano, ele colocou mais fertilizante. A colheita foi maior ainda, mas o arroz nasceu pequeno e sem brilho.

    Então o mestre advertiu-o:

    — Se continuar aumentando a quantidade de adubo, não terá nada de valor no ano que vem.

    Você fortalece alguém quando ajuda um pouco. Mas se você ajuda muito, pode enfraquecê-lo e até estragá-lo.

Autor desconhecido. Disponível em: <https://metaforas.com.br/2013-09-21/tornando-o-campo-fertil.htm>.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o objetivo do texto “Tornando o campo fértil”:

(     ) fazer refletir.

(     ) noticiar um fato.

(     ) explicar o preparo de algo.

 

Questão 2 – Para indicar a progressão do tempo no campo de arroz, o narrador usou:

(     ) numerais ordinais.

(     ) numerais cardinais.

(     ) numerais fracionários.

 

Questão 3 – Em “No primeiro ano, o discípulo vigiava para que nunca faltasse a água necessária.”, o verbo sublinhado expressa:

(     ) uma ação contínua do discípulo no primeiro ano.

(     ) uma ação esporádica do discípulo no primeiro ano.

(     ) uma ação passageira do discípulo no primeiro ano.

 

Questão 4 – Na parte “No segundo ano, ele teve a ideia de acrescentar um pouco de fertilizante.”, o pronome “ele” refere-se:

(     ) ao mestre.

(     ) ao discípulo.

(     ) ao narrador da história.

 

Questão 5 – No período “O arroz cresceu rapidamente, e a colheita foi maior.”, o advérbio grifado exprime uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 6 – No segmento “A colheita foi maior ainda, mas o arroz nasceu pequeno e sem brilho.”, a conjunção destacada exprime:

(     ) um fato que justifica outro.

(     ) um fato que se soma a outro.

(     ) um fato que se contrasta com outro.

 

Questão 7 – Identifique a função do travessão no texto:

(     ) anunciar a fala do mestre.

(     ) assinalar o início da fala do mestre.

(     ) indicar a continuidade da fala do mestre.

 

Questão 8 – Releia:

“Você fortalece alguém quando ajuda um pouco. Mas se você ajuda muito, pode enfraquecê-lo e até estragá-lo.”

Quem dá o ensinamento acima?

(     ) o mestre.

(     ) o discípulo.

(     ) o narrador da história.

 

Questão 9 – O texto foi construído com uma linguagem:

(     ) culta.

(     ) informal.

(     ) regional.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário