Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre um campo de arroz. Trata-se de um texto reflexivo intitulado Tornando o campo fértil. Leia-o e depois responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Tornando o campo fértil – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Tornando o campo fértil – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Tornando o campo fértil – 8º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Tornando o campo fértil
Um mestre encarregou o seu discípulo de cuidar do campo de arroz.
No primeiro ano, o discípulo vigiava para que nunca faltasse a água necessária. O arroz cresceu forte, e a colheita foi boa.
No segundo ano, ele teve a ideia de acrescentar um pouco de fertilizante. O arroz cresceu rapidamente, e a colheita foi maior.
No terceiro ano, ele colocou mais fertilizante. A colheita foi maior ainda, mas o arroz nasceu pequeno e sem brilho.
Então o mestre advertiu-o:
— Se continuar aumentando a quantidade de adubo, não terá nada de valor no ano que vem.
Você fortalece alguém quando ajuda um pouco. Mas se você ajuda muito, pode enfraquecê-lo e até estragá-lo.
Autor desconhecido. Disponível em: <https://metaforas.com.br/2013-09-21/tornando-o-campo-fertil.htm>.
Questões
Questão 1 – Identifique o objetivo do texto “Tornando o campo fértil”:
( ) fazer refletir.
( ) noticiar um fato.
( ) explicar o preparo de algo.
Questão 2 – Para indicar a progressão do tempo no campo de arroz, o narrador usou:
( ) numerais ordinais.
( ) numerais cardinais.
( ) numerais fracionários.
Questão 3 – Em “No primeiro ano, o discípulo vigiava para que nunca faltasse a água necessária.”, o verbo sublinhado expressa:
( ) uma ação contínua do discípulo no primeiro ano.
( ) uma ação esporádica do discípulo no primeiro ano.
( ) uma ação passageira do discípulo no primeiro ano.
Questão 4 – Na parte “No segundo ano, ele teve a ideia de acrescentar um pouco de fertilizante.”, o pronome “ele” refere-se:
( ) ao mestre.
( ) ao discípulo.
( ) ao narrador da história.
Questão 5 – No período “O arroz cresceu rapidamente, e a colheita foi maior.”, o advérbio grifado exprime uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 6 – No segmento “A colheita foi maior ainda, mas o arroz nasceu pequeno e sem brilho.”, a conjunção destacada exprime:
( ) um fato que justifica outro.
( ) um fato que se soma a outro.
( ) um fato que se contrasta com outro.
Questão 7 – Identifique a função do travessão no texto:
( ) anunciar a fala do mestre.
( ) assinalar o início da fala do mestre.
( ) indicar a continuidade da fala do mestre.
Questão 8 – Releia:
“Você fortalece alguém quando ajuda um pouco. Mas se você ajuda muito, pode enfraquecê-lo e até estragá-lo.”
Quem dá o ensinamento acima?
( ) o mestre.
( ) o discípulo.
( ) o narrador da história.
Questão 9 – O texto foi construído com uma linguagem:
( ) culta.
( ) informal.
( ) regional.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.