Início Série5º ano Interpretação de texto: Terremotos – 5º ano

Interpretação de texto: Terremotos – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre terremotos. São tremores de terra de intensidade variável. Por que eles ocorrem? Entenda, lendo o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP01, EF15LP05, EF15LP13.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Terremotos

    São tremores de terra de intensidade variável. Podem ser devastadores, como os que atingiram a Turquia e a Síria em fevereiro de 2023. Ou tão suaves que você mal percebe que estão acontecendo.

    Os terremotos, ou abalos sísmicos, podem ser causados por vulcões em atividade. Os seres humanos também podem fazer a terra tremer ao detonar bombas atômicas ou represar grandes quantidades de água para abastecer hidrelétricas.

    Mas a maioria dos tremores é provocada pelo movimento das placas tectônicas. Não entendeu? A gente explica melhor. A crosta terrestre é formada por placas rochosas imensas, que ficam em constante movimento. Elas deslizam sobre o magma, um líquido em altíssima temperatura, formado por rochas derretidas. Quando as placas se chocam ou se afastam demais, a terra treme.

Há duas escalas para medir um terremoto:

  • Escala Richter: mede a quantidade de energia liberada pelo terremoto, ou seja, a sua força.
  • Escala Mercalli: registra o poder de destruição de um terremoto – isso quer dizer que um mesmo tremor de terra pode apresentar valores diferentes nessa escala, a depender do local atingido.

Disponível em: <plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados>.

 

Questões

Questão 1 – O texto acima tem fins:

(     ) didáticos.

(     ) científicos.

(     ) jornalísticos.

 

Questão 2 – Releia:

“São tremores de terra de intensidade variável.”

 O texto refere-se aos:

 

Questão 3 – Em “Podem ser devastadores, como os que atingiram a Turquia e a Síria em fevereiro de 2023.”, o vocábulo “como” introduz:

(     ) um exemplo.

(     ) uma condição.

(     ) uma comparação.

 

Questão 4 – De acordo com o texto, os tremores de terra ocorrem principalmente por causa:

(     ) da detonação de bombas atômicas.

(     ) do movimento das placas tectônicas.

(     ) do represamento de grandes quantidades de água para abastecer hidrelétricas.

 

Questão 5 – Na parte “A gente explica melhor.”, há um registro da linguagem informal. Qual?

 

 

Questão 6 – O trecho “A crosta terrestre é formada por placas rochosas imensas […]” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) um argumentação.

 

Questão 7 – Segundo o texto, os terremotos acontecem quando as placas tectônicas:

(     ) “se chocam”.

(     ) “se afastam demais”.

(     ) “se chocam ou se afastam demais”.

 

Questão 8 – Observe:

“• Escala Richter: mede a quantidade de energia liberada pelo terremoto, ou seja, a sua força.”

O segmento destacado:

(     ) faz uma correção.

(     ) dá uma explicação.

(     ) expressa uma opinião.

 

Questão 9 – O texto esclarece que, na Escala Mercalli, “um mesmo tremor de terra pode apresentar valores diferentes”. Identifique o motivo:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário