Interpretação de texto: Terra Oca – 7º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano, sobre o Terra Oca. Já ouviu falar dele? É o espetáculo sobre as aventuras do imperador Dom Pedro II, em um mundo mágico. Vamos saber mais a respeito dessa produção? Então, leia o texto Terra Oca: espetáculo termina com participação especial das crianças. Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Terra Oca: espetáculo termina com participação especial das crianças

Marcos Frota sobe ao picadeiro para agradecer ao público

    As aventuras do pequeno Dom Pedro II no mundo mágico de Terra Oca chegam ao fim. Na quarta parte do espetáculo do Unicirco Marcos Frota, o jovem imperador se encanta com as acrobacias da bailarina no mastro chinês.

    É chegada a hora, no entanto, de Pedro se despedir. Mas não sem antes rolar de gargalhar com os novos amigos.

    No fim do espetáculo, o ator e trapezista Marcos Frota sobe ao picadeiro para agradecer ao público e exaltar a magia do circo!

    O Palhaçaria exibe em quatro partes o Terra Oca, espetáculo sobre as aventuras do imperador Dom Pedro II, em um mundo mágico. Dezenas de artistas se revezam nos malabares, no tecido acrobático, no trapézio e na roda cyr. O espetáculo conta ainda com banda de música ao vivo.

Ficha Técnica:
Direção e Coordenação de produção: Waldecir de Oliveira 
Produção Artística: Socorro Cardoso e Cissa Ramalho
Produção Executiva: Vicente Figueira 
Assistente de produção: Almir DuBorel 

Disponível em: <http://tvbrasil.ebc.com.br>.

Questões

Questão 1 – Aponte o objetivo do texto:

(     ) contar uma história.

(     ) dar um ensinamento.  

(     ) fazer uma divulgação.

 

Questão 2 – Na passagem “[…] o jovem imperador se encanta com as acrobacias da bailarina no mastro chinês.”, a que jovem imperador o texto se refere?

 R:

 

Questão 3 – Releia este período do texto:

 “É chegada a hora, no entanto, de Pedro se despedir. Mas não sem antes rolar de gargalhar com os novos amigos.”

No período acima, a palavra “Mas” introduz:

(     ) um fato que conclui o fato anterior.

(     ) um fato que compensa o fato anterior.

(     ) um fato que se contrasta com o fato anterior.

 

Questão 4 – A expressão “No fim do espetáculo” indica uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 5 – No segmento “[…] o ator e trapezista Marcos Frota sobe ao picadeiro para agradecer ao público e exaltar a magia do circo!”, o termo “para” exprime:

(     ) o tempo da subida do ator e trapezista Marcos Frota ao picadeiro.

(     ) a finalidade da subida do ator e trapezista Marcos Frota ao picadeiro.

(     ) a consequência da subida do ator e trapezista Marcos Frota ao picadeiro.

 

Questão 6 – Em “O Palhaçaria exibe em quatro partes o Terra Oca […]”, o numeral indica:

(     ) uma fração.

(     ) uma colocação.

(     ) uma quantidade.

 

Questão 7 – Na parte “[…] o Terra Oca, espetáculo sobre as aventuras do imperador Dom Pedro II, em um mundo mágico.”, o autor do texto:

(     ) apresenta o espetáculo “Terra Oca”.

(     ) expõe uma opinião sobre o espetáculo “Terra Oca”.

(     ) levanta uma hipótese sobre o espetáculo “Terra Oca”.

 

Questão 8 – Na oração “Dezenas de artistas se revezam nos malabares, no tecido acrobático, no trapézio e na roda cyr.”, o verbo grifado poderia ser substituído por:

(     ) “alternam”.

(     ) “encontram”.

(     ) “apresentam”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: