Interpretação de texto: Talvez você consiga – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o livro Talvez você consiga. Vamos ler o texto que nos apresenta esse livro? Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

“Talvez você consiga”

Uma menina decide plantar uma semente no leito de um rio morto há muito tempo. O que ela ainda não sabe é que, a partir desse pequeno gesto, todo um ecossistema vibrante crescerá.

    Narrada em forma de poema, essa é uma história inspiradora sobre como a força de vontade é capaz de realizar grandes feitos. Mesmo diante de condições adversas, a semente brota graças à pequena menina que cuida dela com amor, trazendo água do poço e dando-lhe sombra.

    O cuidado carinhoso da criança resulta em uma árvore que cria raízes e dá frutos para alimentar os moradores da comunidade e os pássaros, que agora, com a promessa de uma nova fonte de alimento, retornam à área. As sementes desses frutos são, por sua vez, plantadas e se transformam em novas árvores, dando origem a um rio onde antes havia solo seco.

    Este livro, repleto de esperança por um mundo mais verde, é uma carta de amor ao nosso planeta. Uma afirmação de que cada um de nós pode fazer a diferença, mesmo que o futuro algumas vezes pareça sombrio.

Autoras: Imogen Foxell e Anna Cunha
Tradutor: Leo Cunha

Disponível em: https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9786588899595/talvez-voce-consiga.

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é sobre:

(     ) um livro.

(     ) um filme.

(     ) um desenho animado.

 

Questão 2 – Releia:

“O que ela ainda não sabe é que, a partir desse pequeno gesto, todo um ecossistema vibrante crescerá.”

A que pequeno gesto o texto se refere?

 

 

Questão 3 – Na passagem “[…] essa é uma história inspiradora sobre como a força de vontade é capaz de realizar grandes feitos.”, o vocábulo “como”:

(     ) indica modo.

(     ) aponta uma condição.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 4 – Segundo o texto, a semente plantada pela menina brota, apesar das condições adversas. Por quê?

 

 

Questão 5 – Em “O cuidado carinhoso da criança resulta em uma árvore que cria raízes e dá frutos para alimentar os moradores da comunidade […]”, a palavra grifada introduz a ideia de:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

 

Questão 6 – Na parte “[…] agora, com a promessa de uma nova fonte de alimento, retornam à área.”, o trecho sublinhado revela:

(     ) o tempo de retornarem à área.

(     ) o motivo de retornarem à área.

(     ) a consequência de retornarem à área.

 

Questão 7 – A frase “As sementes desses frutos são, por sua vez, plantadas e se transformam em novas árvores, dando origem a um rio onde antes havia solo seco.”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 8 – Observe:

“Este livro, repleto de esperança por um mundo mais verde, é uma carta de amor ao nosso planeta.”

Nesse segmento, o texto:

(     ) avalia o filme.

(     ) resume a história do livro.

(     ) cita um fragmento do livro.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: