Interpretação de texto: Um tubarão dócil – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre um tubarão dócil. Que tubarão será esse, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Tubarão-baleia: maior peixe do mundo possui temperamento dócil

    Apesar de lento, o tubarão-baleia é um peixe altamente migratório que pode ser encontrado em todos os mares temperados, tropicais e quentes do mundo. Inexistente apenas no Mar Mediterrâneo, a espécie é capaz de percorrer centenas de quilômetros em busca de locais com alimento abundante e condições climáticas ideais.

    Ele geralmente nada próximo à superfície e pode percorrer de 24 a 28 quilômetros por dia. Em seus mergulhos, pode atingir mais de 2 mil metros de profundidade. Há registros de uma migração realizada do Golfo da Califórnia, no México, até Tonga. A viagem de 13 mil quilômetros durou 37 meses.

    O tubarão-baleia pode ser facilmente identificado por seu corpo robusto, além da cabeça larga e achatada. Ele se diferencia dos demais tubarões pela extensão da boca e coloração escura com pequenas manchas claras. Seu tamanho médio é em torno de 12 metros […].

    Seu principal habitat é o mar aberto, mas também é encontrado nadando em zonas costeiras e sobre recifes de corais. Em geral, seus hábitos são solitários, mas podem formar grupos com mais de 100 indivíduos durante a alimentação. Ao contrário do comportamento violento de espécies como tubarão-branco e martelo, os tubarões-baleia são criaturas bastante dóceis.

    No Brasil, a espécie ocorre ao longo de toda a costa […]. As principais ameaças são a exploração pesqueira, a captura acidental, o turismo e a forte demanda de países orientais por sua carne e nadadeiras. Atualmente, o tubarão-baleia está classificado como vulnerável pelo Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.

Amda. Disponível em: <https://www.amda.org.br/index.php/comunicacao/especie-da-vez/2685-tubarao-baleia-maior-peixe-do-mundo-possui-temperamento-docil>. Publicado em: 02 de julho de 2018. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – Em “[…] a espécie é capaz de percorrer centenas de quilômetros em busca de locais com alimento abundante e condições climáticas ideais.”, o texto refere-se ao:

(     ) tubarão-baleia.

(     ) tubarão-branco.

(     ) tubarão-martelo.

 

Questão 2 – Na passagem “Ele geralmente nada próximo à superfície e pode percorrer de 24 a 28 quilômetros por dia.”, o termo grifado indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 3 – Segundo o texto, o tubarão-baleia diferencia-se dos demais tubarões:

(     ) “pelo corpo robusto”.

(     ) “pela cabeça larga e achatada”.

(     ) “pela extensão da boca e coloração escura com pequenas manchas claras”.

 

Questão 4 – O trecho “Seu tamanho médio é em torno de 12 metros […]”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 5 – De acordo com o texto, o tubarão-baleia vive principalmente:

(     ) “no mar aberto”.

(     ) “em zonas costeiras”.

(     ) “sobre recifes de corais”.

 

Questão 6 – No segmento “[…] os tubarões-baleia são criaturas bastante dóceis.”, a palavra sublinhada foi usada para:

(     ) definir.

(     ) intensificar.

(     ) complementar.

 

Questão 7 – O texto enumera as principais ameaças à vida do tubarão-baleia. Identifique-as:

 

 

Questão 8 – Na parte “Atualmente, o tubarão-baleia está classificado como vulnerável pelo Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.”, o vocábulo destacado exprime:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: