Interpretação de texto: O lugar do meu amigo – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre O lugar do meu amigo. Vamos ler o texto que nos apresenta esse livro? Em seguida, não deixe de responder às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

“O lugar do meu amigo”

A terna amizade entre duas pessoas um tanto diferentes atravessa pontes, mares e o tempo.

    Como é bom ter um amigo para inventar brincadeiras, conversar ou mesmo ficar em silêncio olhando o mar! Os dois amigos dessa história se encontravam na praia todos os dias – um vinha correndo de bicicleta; o outro vinha sem pressa, apoiando-se numa bengala.

    Lá, entre o vai e vem das ondas, viagens para terras distantes, carrinhos e picolés, o tempo foi passando. Foi passando, trazendo muitas perguntas, descobertas e sonhos.

    Na prosa poética da autora Marcia Cristina Silva, imagens textuais belíssimas contam a história de duas pessoas um tanto diferentes, de uma família e seus desacertos, de lembranças e aprendizados, de sonhos e vida.

    Catarina Bessell põe as cores do mar nas ilustrações e, com seus traços e colagens, traduz o frescor e a vivacidade das personagens com grande sensibilidade.

    Livro indicado para leitores a partir de 8 anos.

Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9786587724096/o-lugar-do-meu-amigo>.
(Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“A terna amizade entre duas pessoas um tanto diferentes atravessa pontes, mares e o tempo.”

Nessa passagem, o texto refere-se à história do livro:

 

Questão 2 – Quem escreveu o livro?

(     ) Catarina Bessell.

(     ) Marcia Cristina Silva.

(     ) Catarina Bessell e Marcia Cristina Silva.

 

Questão 3 – Segundo o texto, a quem se destina o livro?

 

 

Questão 4 – Em “Como é bom ter um amigo para inventar brincadeiras […]”, o termo “Como”:

(     ) introduz uma causa.

(     ) expressa intensidade.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 5 – O trecho “Os dois amigos dessa história se encontravam na praia todos os dias – um vinha correndo de bicicleta; o outro vinha sem pressa, apoiando-se numa bengala.”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 6 – Na parte “Lá, entre o vai e vem das ondas, viagens para terras distantes, carrinhos e picolés […]”, o vocábulo “Lá” retoma o lugar onde se passa a história. Qual lugar?

 

 

Questão 7 – Na frase “Foi passando, trazendo muitas perguntas, descobertas e sonhos.”, o texto revela fatos sobre:

(     ) “o tempo na praia”.

(     ) “o amigo que vinha correndo de bicicleta”.

(     ) “o amigo que vinha sem pressa, apoiando-se numa bengala”.

 

Questão 8 – Observe:

“Na prosa poética da autora Marcia Cristina Silva, imagens textuais belíssimas contam a história de duas pessoas um tanto diferentes […]”

Nesse segmento, há um adjetivo que exprime uma opinião. Identifique-o:

(     ) “poética”.

(     ) “belíssimas”.

(     ) “diferentes”.

 

Questão 9 – No fragmento “[…] traduz o frescor e a vivacidade das personagens com grande sensibilidade.”, a palavra destacada indica a ideia de:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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