Interpretação de texto: Que planeta é este – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre “Que planeta é este?”. Um belíssimo livro ilustrado que convida a repensar o papel da natureza no futuro das nossas cidades. Vamos conhecer melhor essa obra? Então, leia com atenção o texto! Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

“Que planeta é este?”

Um belíssimo livro ilustrado que convida a repensar o papel da natureza no futuro das nossas cidades.

    Era uma noite como outra qualquer, quando, de repente, sem aviso… TZZZZR! A cidade toda ficou no escuro.

    Sem luz e sem internet, lá se foi a reunião da mãe, o jantar do pai, a conversa da irmã com as amigas… Apagam-se as telas, então abre-se um livro e assim começa esta aventura. Atravessamos florestas ancestrais no Brasil e mares de mil cores na Austrália. Do Alasca à Papua-Nova Guiné, somos surpreendidos por aves-do-paraíso, desertos alienígenas e luzes que dançam no céu. Uau!

    Um a um, todos os membros da família se juntam e partilham o deslumbramento da natureza nas suas diversas manifestações. Nas páginas finais, somos levados a imaginar a utopia de uma “Cidade Verde”, que fica como hipótese, desejo, esperança e incentivo ativista.
    É este o convite da premiada ilustradora Eduarda Lima: olhar lá para fora e redescobrir este planeta, cujo amanhã está nas nossas mãos construir.

Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9788567100487/que-planeta-e-este>.

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“Um belíssimo livro ilustrado que convida a repensar o papel da natureza no futuro das nossas cidades.”

A que livro o texto se refere?

 

Questão 2 – Na história do livro, “a reunião da mãe, o jantar do pai, a conversa da irmã com as amigas” e outras situações deixaram de acontecer. Por quê?

 

 

 

Questão 3 – Na passagem “Apagam-se as telas, então abre-se um livro e assim começa esta aventura.”, o termo grifado exprime:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 4 – Segundo o texto, os leitores do livro atravessam “mares de mil cores”:

(     ) no Brasil.

(     ) na Austrália.

(     ) na Papua-Nova Guiné.

 

Questão 5 – A interjeição “Uau!” indica, em relação às diversas manifestações da natureza retratadas no livro, o sentimento de:

(     ) alívio.

(     ) alegria.

(     ) encantamento.

 

Questão 6 – Observe:

“Um a um, todos os membros da família se juntam e partilham o deslumbramento da natureza nas suas diversas manifestações.”

Esse fragmento:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 7 – Em “[…] a utopia de uma ‘Cidade Verde’, que fica como hipótese, desejo, esperança e incentivo ativista.”, o vocábulo destacado assinala:

(     ) soma.

(     ) contraste.

(     ) alternância.

 

Questão 8 – No final do texto, os dois-pontos anunciam:

(     ) um exemplo do que foi dito anteriormente. 

(     ) uma correção do que foi dito anteriormente.

(     ) uma explicação do que foi dito anteriormente.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: