Interpretação de texto: A transmissão de piolhos – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a transmissão de piolhos. Por que compartilhar pentes e bonés facilita a transmissão de piolhos? Vamos entender? Então, leia o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Por que compartilhar pentes e bonés facilita a transmissão de piolhos?

            Mesmo pequenos, eles incomodam absurdamente. Provocam uma coceira na cabeça que, às vezes, perturba até o sono. Aliás, tem gente que se coça só de ouvir falar em piolhos. É o seu caso? Segura a coceira aí para saber como esses insetos vivem e como podem ser transmitidos!

            Piolhos se alimentam exclusivamente de sangue. Preferem ambientes quentes, escuros e úmidos. Por isso, costumam se concentrar na região da nuca ou atrás das orelhas. Seus ovos – as lêndeas – são depositados nos fios de cabelo. Mas como esses bichos vão parar na cabeça da gente?

            Engana-se quem acredita que o piolho passa de uma pessoa para outra voando ou saltando. Saiba você que esses insetos não têm asas para voar, nem pernas adaptadas para pular. Logo, precisam de uma “ponte” para ir de uma cabeça para outra. Para encurtar a conversa, existem apenas duas maneiras de acontecer a transmissão do piolho: pelo contato direto entre duas cabeças ou pelo compartilhamento de utensílios de cabelo – pentes, escovas, prendedores, lenços de cabelo, e bonés, por exemplo.

            A maneira mais eficiente de prevenir a infestação de piolhos, portanto, é evitar o compartilhamento desses objetos de uso pessoal. Se ouvir dizer que piolho prefere cabelo sujo, saiba que não é verdade. Eles gostam é de cabelo, seja ele qual for. Sua vida é sugar o sangue do couro cabeludo e passear pelos fios, colocando seus ovos.

            Como eliminar esses insetos? Usando o pente fino diariamente. Para as lêndeas, que costumam ser mais resistentes, vale uma antiga receita de nossas avós: misture água e vinagre na mesma proporção, molhe um algodão nesse preparo e vá passando nos fios da raiz até as pontas. Essa é uma receita caseira segura, que não traz riscos à saúde, e funciona!

Julio Vianna Barbosa. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 261.
CHC. Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_261.pdf>.
(Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Em “Mesmo pequenos, eles incomodam absurdamente.”, o texto refere-se:

 

 

Questão 2 – Na passagem “Piolhos se alimentam exclusivamente de sangue.”, o termo grifado poderia ser substituído por:

(     ) “somente”.

(     ) “principalmente”.

(     ) “ocasionalmente”.

 

Questão 3 – Segundo o texto, os piolhos “costumam se concentrar na região da nuca ou atrás das orelhas”. Por quê?

 

 

Questão 4 – O texto esclarece que o piolho não “passa de uma pessoa para outra voando ou saltando”. Identifique os motivos:

 

 

Questão 5 – Quais as “duas maneiras de acontecer a transmissão do piolho”?

 

 

Questão 6 – Na parte “A maneira mais eficiente de prevenir a infestação de piolhos, portanto, é evitar o compartilhamento desses objetos de uso pessoal.”, o vocábulo destacado:

(     ) expressa uma condição.

(     ) introduz uma conclusão.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 7 – De acordo com o texto, o piolho:

(     ) prefere cabelo sujo.

(     ) prefere cabelo limpo.

(     ) gosta de cabelo, independentemente do estado de higiene.

 

Questão 8 – Sublinhe a palavra que indica a soma de fatos a seguir:

“Sua vida é sugar o sangue do couro cabeludo e passear pelos fios, colocando seus ovos.”

 

Questão 9 – No último parágrafo do texto, o autor:

(     ) critica.

(     ) orienta.

(     ) adverte.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: