Interpretação de texto: Supercolorido – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o tetra-ouro ou lambari-da-restinga. Você já ouviu falar desse peixe? Segundo o texto,  ele se destaca mesmo nadando nos riachos de águas escuras – porém, limpas! – do sul do Brasil, região onde vive. Vamos saber mais a respeito dele? Para tal, leia com atenção o texto Supercolorido! Em seguida, não deixe de responder às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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NOME:   

Leia:

Supercolorido

    Ele pode ser pequeno, mas chama uma atenção enorme com suas cores intensas. Amarelo e vermelho predominam em diversos tons e ele se destaca mesmo nadando nos riachos de águas escuras – porém, limpas! – do sul do Brasil, região onde vive.

    Acontece que ver o tetra-ouro ou lambari-da-restinga é algo raro. Para que esse peixinho apareça, o ambiente em que vive precisa estar preservado e ter uma grande oferta de alimentos. Microcrustáceos, insetos aquáticos e terrestres, larvas de mosquitos, algas e aracnídeos fazem parte do seu cardápio.

    Na hora da refeição, pelo menos cinco desses pequenos peixes se reúnem, formando um cardume que segue em busca de comida.

    É fácil distinguir os machos e as fêmeas nessa espécie. O macho tem a barriga mais magra e retinha, além de cores mais fortes. Ele também tem um ganchinho na nadadeira que traz presa à barriga. Esse gancho é que o ajuda a se manter pertinho da fêmea na hora do acasalamento. Falando nas fêmeas… Elas são menos coloridas e têm a barriga mais larga e roliça, principalmente no período da reprodução. Ao avistarem uma fêmea nessas condições, os machos ficam agressivos entre si para disputar o posto de namorado dela.

    O ambiente em que o tetra-ouro vive está ameaçado com o crescimento desordenado das cidades. O surgimento de muitos prédios e condomínios faz desaparecer o equilíbrio natural, prejudicando inúmeras espécies, entre elas o nosso peixinho supercolorido.

Jean Carlos Miranda, Luisa Resende Manna e Rosana Mazzoni. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 240. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Ele pode ser pequeno, mas chama uma atenção enorme com suas cores intensas.”, o texto se refere-se:

 R:

 

Questão 2 – Os autores citam as condições para que o tetra-ouro ou lambari-da-restinga possa ser visto. Identifique-as:

R:

 

Questão 3 – Em “Na hora da refeição, pelo menos cinco desses […]”, a expressão grifada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 4 – No período “É fácil distinguir os machos e as fêmeas nessa espécie.”, o verbo destacado poderia ser substituído por:

(     ) “atrair”.

(     ) “encontrar”.

(     ) “diferenciar”.

 

Questão 5 – Assinale a característica que se refere às fêmeas do tetra-ouro:

(     ) “[…] tem a barriga mais magra e retinha […]”

(     ) “[…] tem um ganchinho na nadadeira que traz presa à barriga […]”

(     ) “[…] têm a barriga mais larga e roliça […]”

 

Questão 6 – Aponte o substantivo coletivo:

(     ) “fêmeas”.

(     ) “machos”.

(     ) “cardume”.

 

Questão 7 – Em “O ambiente em que o tetra-ouro vive está ameaçado com o crescimento desordenado das cidades.”, a parte sublinhada exprime:

(     ) uma causa.

(     ) uma condição.

(     ) uma consequência.

 

Questão 8 – No fragmento “O surgimento de muitos prédios e condomínios faz desaparecer o equilíbrio natural […]”, o uso do verbo “faz” no singular é:

(     ) proibido.

(     ) opcional.

(     ) obrigatório.

 

Questão 9 – No segmento “[…] entre elas o nosso peixinho supercolorido.”, o termo “elas”:

(     ) retoma “inúmeras espécies”.

(     ) apresenta “inúmeras espécies”.

(     ) complementa “inúmeras espécies”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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