Interpretação de texto: Seis e nove – 3º ano

    Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do terceiro ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto: Seis e nove.

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Seis e nove

    A cobra Silvia está brincando na casa de ovelha Babi. Ele está aprendendo os números. Então, elas estão ocupadas traçando os números em um livro de colorir.
    – Os números aparecem em todos os lugares – Silvia diz a Babi – Agora que eu conheço alguns deles, consigo vê-los por todo lado.
    – Tipo onde? – pergunta Babi.
    – Tem uma porção no controle da TV – Silvia diz, fingindo estar mudando de canal. – Às vezes, eu consigo escolher sozinha os canais, então eu conheço alguns. O meu canal favorito é o quatro, o dos programas infantis.
    – Ah sim, o quatro é muito legal – Babi responde.
    – E os números também estão nos telefones, nos computadores e nas calculadoras – Silvia diz com ar importante.
    – Eu ganhei uma calculadora no meu aniversário. Gosto muito de brincar com ela.
    – A mamãe me deixa ligar para a vovó no nosso telefone. O número do telefone dela é tããão comprido!
    Babi revira os olhos e ri.
    – Sabe o que é estranho? Como o seis e o nove são a mesma coisa, só que de cabeça para baixo – Silvia diz.
    – Eu não conheço esses ainda – Babi diz – Só sei um-dois-três-quatro-cinco.
    – Veja, este é um seis – Silvia explica – Aqui está um nove – Ela os mostra no livro de colorir. – Se você virar o livro de cabeça para baixo, cada um deles vira o outro número!
    – Ei, isso é mesmo esquisito! – Babi concorda.
    – Você vai ser um seis e eu vou ser um nove – Silvia propõe.
    Elas se viram e se curvam tentando formar os números com o corpo. A Silvia parece mesmo um nove. A Babi parece um… Uma ovelhinha tentando se transformar em um seis. Elas caem no chão dando risada.

Questões

1) Qual é o título do texto?
R.

2) A cobra Silvia está brincando na casa de ovelha Babi. O que ela está aprendendo?
R.

3) Silvia diz a Babi que consegue ver o que por todos os lados?
R.

4) Em quais lugares Silvia diz a Babi que vê números?
R.

5) Qual é o canal favorito de Silvia e por quê?
R.

6) O que Silvia diz que ganhou de presente de aniversário?
R.

7) O que as amigas tentam fazer com o corpo?
R

 

 

Por Hélia Higa.

helia pereira:
Veja também: