Interpretação de texto: O burro e a carga de sal – 3º ano e 4º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do terceiro ano e quarto ano do ensino fundamental, com questões baseadas no texto O burro e a carga de sal.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

O BURRO E A CARGA DE SAL

    Um comerciante estava indo com seu burro para a casa da praia, com uma pesada carga de sal, chegou a um rio e atravessou por uma parte mais rasa. Eles haviam cruzado este rio muitas vezes antes, sem acidente, mas desta vez o burro escorregou e caiu no meio do caminho. E quando o mercador finalmente o pôs de pé, grande parte do sal havia derretido.

    Encantado ao ver como seu fardo havia se tornado mais leve, o burro terminou a jornada alegremente.

    No dia seguinte, o mercador foi buscar outra carga de sal. No caminho para casa, o burro, lembrando-se do que havia acontecido no rio, deixou-se cair na água de propósito e novamente se livrou da maior parte de seu fardo.

    O furioso Mercador imediatamente se virou e levou o burro de volta à margem, onde o carregou com duas grandes cestas de esponjas. No rio, o burro caiu novamente; mas quando ele levantou-se, o burro muito desconsolado e se arrastou para casa sob uma carga dez vezes mais pesada do que antes.

Questões

1) Qual é o título do texto?
R:

2) Quantos parágrafos há no texto?
R:

3) Quais são os personagens da história?
R:

4) Para onde o comerciante estava indo?
R:

5) O que aconteceu quando o burro atravessou o rio?
R: 

6) O que o burro aprendeu durante com esta experiência?
R: 

7) No dia seguinte o que o burro decidiu fazer?
R: 

8) Que o mercador fez para mudar a atitude do burro?
R: 

9) Faça uma ilustração da história:

 

 

 

Por Acessaber

acessaber:
Veja também: