Atividade de português: Conjunções coordenativas – 9º ano

    Atividade de português, indicada aos alunos do nono ano do ensino fundamental, sobre as conjunções coordenativas. Quando as conjunções se classificam desse modo? Quando ligam orações independentes de sentido entre si! Vamos analisar as conjunções coordenativas que compõem o texto Oito braços, três corações e alma espanhola? Para isso, responda às questões propostas a seguir!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

Oito braços, três corações e alma espanhola

    Os polvos são moluscos marinhos, possuem oito braços, dois olhos e três corações. Os braços possuem fortes ventosas capazes de agarrar animais e sentir o gosto do que tocam. Os olhos são muito sensíveis, mas a visão das cores varia de espécie para espécie. O coração principal bombeia sangue através do corpo, enquanto os dois corações secundários enviam sangue para dentro das guelras.

    Assim como outros cefalópodes (membros da classe Cephalopoda), polvos não têm esqueleto ou espinha dorsal. São, portanto, invertebrados. Todo o corpo é mole, com exceção do bico, semelhante ao de um papagaio, que é duro.

Bruno Delecave. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>. (Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – Aponte o trecho em que a conjunção destacada é coordenativa:

(     ) “[…] enquanto os dois corações secundários enviam sangue para dentro das guelras.”

(     ) “Assim como outros cefalópodes (membros da classe Cephalopoda) […]”

(     ) “[…] polvos não têm esqueleto ou espinha dorsal.”

 

Questão 2 – Na passagem “Os polvos são moluscos marinhos, possuem oito braços, dois olhos e três corações.”, a conjunção “e” é:

(     ) aditiva.

(     ) alternativa.

(     ) adversativa.

 

Questão 3 – Grife a conjunção coordenativa que compõe este período do texto:

 “Os olhos são muito sensíveis, mas a visão das cores varia de espécie para espécie.”

 

Questão 4 – No período acima, o autor do texto usou a conjunção coordenativa para exprimir:

(     ) uma ressalva.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma compensação.

 

Questão 5 – No segmento “São, portanto, invertebrados.”, a conjunção coordenativa indica:

(     ) um fato que conclui o fato anterior.

(     ) um fato que é a causa do fato anterior.

(     ) uma fato que se contrasta com o fato anterior.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: