Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do terceiro ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto: Seis e nove.
Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Seis e nove – 3º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Seis e nove – 3º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Seis e nove – 3º ano – Com respostas
- Imagem: Página 1– Página 2 – Página 3
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Seis e nove
A cobra Silvia está brincando na casa de ovelha Babi. Ele está aprendendo os números. Então, elas estão ocupadas traçando os números em um livro de colorir.
– Os números aparecem em todos os lugares – Silvia diz a Babi – Agora que eu conheço alguns deles, consigo vê-los por todo lado.
– Tipo onde? – pergunta Babi.
– Tem uma porção no controle da TV – Silvia diz, fingindo estar mudando de canal. – Às vezes, eu consigo escolher sozinha os canais, então eu conheço alguns. O meu canal favorito é o quatro, o dos programas infantis.
– Ah sim, o quatro é muito legal – Babi responde.
– E os números também estão nos telefones, nos computadores e nas calculadoras – Silvia diz com ar importante.
– Eu ganhei uma calculadora no meu aniversário. Gosto muito de brincar com ela.
– A mamãe me deixa ligar para a vovó no nosso telefone. O número do telefone dela é tããão comprido!
Babi revira os olhos e ri.
– Sabe o que é estranho? Como o seis e o nove são a mesma coisa, só que de cabeça para baixo – Silvia diz.
– Eu não conheço esses ainda – Babi diz – Só sei um-dois-três-quatro-cinco.
– Veja, este é um seis – Silvia explica – Aqui está um nove – Ela os mostra no livro de colorir. – Se você virar o livro de cabeça para baixo, cada um deles vira o outro número!
– Ei, isso é mesmo esquisito! – Babi concorda.
– Você vai ser um seis e eu vou ser um nove – Silvia propõe.
Elas se viram e se curvam tentando formar os números com o corpo. A Silvia parece mesmo um nove. A Babi parece um… Uma ovelhinha tentando se transformar em um seis. Elas caem no chão dando risada.
Questões
1) Qual é o título do texto?
R.
2) A cobra Silvia está brincando na casa de ovelha Babi. O que ela está aprendendo?
R.
3) Silvia diz a Babi que consegue ver o que por todos os lados?
R.
4) Em quais lugares Silvia diz a Babi que vê números?
R.
5) Qual é o canal favorito de Silvia e por quê?
R.
6) O que Silvia diz que ganhou de presente de aniversário?
R.
7) O que as amigas tentam fazer com o corpo?
R
Por Hélia Higa.