Início Série5º ano Interpretação de texto: Sarampo – 5º ano

Interpretação de texto: Sarampo – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o sarampo. Ele é uma das doenças mais contagiosas do mundo. Vamos nos informar melhor a respeito do sarampo? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Sarampo

    O sarampo é uma das doenças mais contagiosas do mundo. Ele é transmitido de pessoa para pessoa por tosse, espirro, contato próximo ou direto com secreções nasais e de garganta infectadas. Entre os sintomas, estão febre alta, dor de cabeça, mal-estar, tosse, coriza e manchas avermelhadas na pele.

    Atualmente, não há remédios que combatam o vírus e o tratamento busca aliviar os sintomas. A principal medida contra o sarampo é a prevenção por meio da vacinação. E essa estratégia é poderosa!

    Antes da criação da vacina em 1963, o mundo registrava epidemias a cada dois ou três anos e cerca de 2,6 milhões de mortes por ano. Mas graças à vacina, o jogo virou! As estimativas mostram que, entre 2000 e 2018, houve uma redução de 73% nas mortes globais por sarampo. Isso significa que mais de 23 milhões de óbitos foram evitados nesse período.

    No Brasil, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza, de forma gratuita e rotineira nos serviços de saúde do país, a vacina tríplice viral aos 12 meses de vida. Ela garante proteção contra sarampo, caxumba e rubéola. Após essa imunização, a recomendação é receber a tetra viral aos 15 meses de idade. Além de proteger contra essas três doenças, a tetra viral protege também contra a catapora.

    Apesar do sucesso da vacinação, ainda hoje, o sarampo mata cerca de 100 mil pessoas por ano em todo o mundo. E, em 2019, o cenário piorou. O mundo registrou o maior número de casos da doença desde 1996. Foram quase 870 mil novas infecções. Também houve aumento importante do número de mortes, chegando a mais de 207 mil.

    Ou seja, a doença ainda preocupa e, infelizmente, a preocupação tem aumentado nos últimos anos.

Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/saude/morbilivirus-sarampo/>. (Fragmento com adaptações).

 

Questões

Questão 1 – Em “[…] febre alta, dor de cabeça, mal-estar, tosse, coriza e manchas avermelhadas na pele.”, o texto enumera os sintomas:

(     ) da rubéola.

(     ) do sarampo.

(     ) da caxumba.

 

Questão 2 – Na frase “Atualmente, não há remédios que combatam o vírus e o tratamento busca aliviar os sintomas.”, o termo “e” assinala:

(     ) a soma de fatos.

(     ) a alternância de fatos.

(     ) a conclusão de um fato.

 

Questão 3 – Na passagem “E essa estratégia é poderosa!”, a que estratégia o texto se refere?

 

 

Questão 4 – No segmento “Mas graças à vacina, o jogo virou!”, a expressão grifada indica:

(     ) uma causa.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma consequência.

 

Questão 5 – No trecho “Isso significa que mais de 23 milhões de óbitos foram evitados nesse período.”, o vocábulo destacado:

(     ) corrige uma informação.

(     ) retoma uma informação.

(     ) complementa uma informação.

 

Questão 6 – Em “Após essa imunização, a recomendação é receber a tetra viral aos 15 meses de idade.”, a parte grifada exprime:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – O texto revela, em relação ao sarampo, que “houve aumento importante do número de mortes, chegando a mais de 207 mil”, no ano de:

(     ) 1963.

(     ) 1996.

(     ) 2019.

 

Questão 8 – Identifique o trecho que contém uma opinião sobre um fato:

(     ) “E, em 2019, o cenário piorou.”

(     ) “Foram quase 870 mil novas infecções.”

(     ) “[…] a doença ainda preocupa e, infelizmente, a preocupação tem aumentado […]”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário