Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o sapo-cururu. Sabia que ele é o anfíbio “mais comum no Brasil”? Que tal conhecer melhor esse sapo? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
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ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Sapo-cururu
“Sapo-cururu,
na beira do rio
quando o sapo canta, maninha
é que está com frio.”
(Cantiga popular)
O sapo-cururu (Bufo marinus) – também conhecido como sapo-boi – é o anfíbio mais comum do Brasil. Está presente até na cultura popular. Uma velha cantiga diz que ele canta na beira do rio. Mas o canto dos sapos e rãs tem um nome próprio – é chamado de coaxo. Você já tentou imitar o som desses animais e coaxar?
Nativo das Américas, o Bufo marinus foi introduzido em outros lugares, como Austrália e Cuba. O objetivo era controlar pragas naturais – principalmente nas plantações de cana-de-açúcar. Mas, ironicamente, hoje ele também é considerado uma praga, devido a seu veneno. Os predadores locais e alguns animais domésticos tentam comer o sapo-boi e acabam morrendo envenenados com sua pele tóxica.
O cururu é altamente venenoso. O veneno é produzido por glândulas presentes nas costas dele e por duas grandes bolsas atrás de seus olhos. Diferentemente dos animais peçonhentos, sapos não têm como injetar veneno. Mas, se for engolido por algum predador, este pode cuspi-lo por causa do gosto tóxico de sua presa. Se não cuspir o sapo, o predador pode até morrer.
Bruno Delecave.
Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/biodiversidade/sapo-cururu/>. (Com adaptações).
Questões
Questão 1 – Releia:
“Está presente até na cultura popular. Uma velha cantiga diz que ele canta na beira do rio.”
Nessa passagem do texto, o autor refere-se:
Questão 2 – Na parte “Mas o canto dos sapos e rãs tem um nome próprio – é chamado de coaxo.”, o vocábulo grifado poderia ser substituído por:
( ) “Porém”.
( ) “Por isso”.
( ) “Portanto”.
Questão 3 – Em “[…] o Bufo marinus foi introduzido em outros lugares, como Austrália e Cuba.”, o termo “como” foi usado para:
( ) introduzir exemplos.
( ) expressar uma oposição.
( ) indicar uma conformidade.
Questão 4 – Observe:
“Mas, ironicamente, hoje ele também é considerado uma praga, devido a seu veneno.”
O trecho destacado exprime:
( ) a causa de um fato.
( ) a finalidade de um fato.
( ) a consequência de um fato.
Questão 5 – No segmento “Diferentemente dos animais peçonhentos, sapos não têm como injetar veneno.”, o autor do texto:
( ) expõe uma possibilidade.
( ) apresenta uma conclusão.
( ) estabelece uma comparação.
Questão 6 – De acordo com o autor do texto, “Se não cuspir o sapo, o predador pode até morrer”. Por quê?
( ) Porque o sapo-cururu é muito venenoso.
( ) Porque o sapo-cururu não consegue injetar veneno.
( ) Porque o sapo-cururu é um anfíbio bastante comum.
Questão 7 – Identifique o fragmento do texto, em que o autor se dirige diretamente ao leitor:
( ) “Você já tentou imitar o som desses animais e coaxar?”
( ) “O objetivo era controlar pragas naturais – principalmente nas plantações […]”
( ) “O veneno é produzido por glândulas presentes nas costas dele […]”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.