Interpretação de texto, voltada para os alunos do 9º ano, permite o desenvolvimento de diferentes habilidades de leitura. O texto, em questão, escrito pelo veterinário Fábio Toyota, explica sobre a importância da vacina contra a raiva em animais domésticos.
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça download desta atividade em:
- Word: Interpretação de texto: Saiba mais sobre a vacina contra a raiva – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Saiba mais sobre a vacina contra a raiva – 9º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Saiba mais sobre a vacina contra a raiva – 9º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Vacina antirrábica – Saiba mais sobre a vacina contra a raiva
Conheça a importância da vacina antirrábica e saiba como ela pode prevenir a raiva em cães e gatos
Embora, nos dias de hoje, a raiva seja uma doença considerada um tanto incomum, ela ainda é tida como uma grande preocupação por parte dos donos de pets. Incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos – sendo que a vacina antirrábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção.
Tendo isso em vista, no Brasil, a maioria dos estados e municípios promovem campanhas anuais de combate à doença, incentivando que os donos de pets levem seus bichinhos de estimação para que a vacina antirrábica possa ser administrada. No entanto, como ainda há uma grande quantidade de animais abandonados por todo o país, a transmissão da doença não é algo descartado.
Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes – sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até 2 meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.
[…]
Fábio Toyota.
Disponível em: <http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/vacina-antirrabica/>.
Questões
Questão 1 – O texto tem fins:
a) científicos
b) didáticos
c) técnicos
d) publicitários
Questão 2 – De acordo com o autor do texto, quais são as consequências da contaminação pela doença “raiva”?
Questão 3 – Segundo o autor, apesar de serem realizadas campanhas que incentivem a vacinação, a raiva pode ser transmitida. Explique:
Questão 4 – No trecho “[…] antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer […]”, o termo grifado poderia ser substituído por:
a) semelhantes
b) diferentes
c) conhecidos
d) perigosos
Questão 5 – Na parte “[…] nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.”, o termo destacado estabelece uma relação de:
a) conclusão
b) comparação
c) oposição
d) condição
Questão 6 – Assinale a palavra que segue a regra ortográfica de “antirrábica”.
a) autoescola
b) microcomputador
c) antirrugas
d) interestadual
Questão 7 – No segmento “Tendo isso em vista, no Brasil, a maioria dos estados e municípios promovem campanhas anuais de combate à doença […]”, o verbo sublinhado poderia ser flexionado no singular. Justifique:
Questão 8 – Os prefixos das palavras “incomum” e “incurável” indicam a ideia de:
a) ação oposta
b) negação
c) posição inferior
d) afastamento
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.