Início Série5º ano Interpretação de texto: Resumo de filme – 5º ano

Interpretação de texto: Resumo de filme – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o resumo do filme Os Doze Trabalhos de Asterix. Vamos conhecer a história desse filme? Para isso, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Os Doze Trabalhos de Asterix

Asterix e Obelix são escolhidos para representar a aldeia

Sessão Família

No AR em 03/02/2021 – 22:30

    Em 50 A.C., o Império Romano domina toda a região em torno da Gália, exceto a própria aldeia. Depois de mais uma tentativa de conquistá-la, alguns dos senadores romanos começam a recear que os moradores da vila gaulesa sejam algo como deuses.

    Para manter seu trono, Júlio César propõe um acordo aos gauleses e envia ao povoado uma lista com doze tarefas inspiradas nos trabalhos de Hércules, que só poderiam ser realizadas por seres superiores. Se os gauleses vencerem o desafio, o monarca admite sua derrota. Caso contrário, eles se renderiam ao Império Romano e se tornariam escravos.

    A proposta é aceita. Asterix, por ser o mais esperto, e Obelix, por ser o mais forte, são escolhidos para representar o povo.

    Com o peso de não falhar em uma só tarefa, a dupla sai para cumprir os doze trabalhos e manter a dignidade gaulesa.

País: França. Ano: 1976.
Gênero: animação.
Direção: Albert Uderzo,
René Goscinny,
Pierre Watrin.
Disponível em: <https://tvbrasil.ebc.com.br/
sessao-familia/2020/07/os-doze-trabalhos-de-asterix>.

 

Questões

Questão 1 – “Os Doze Trabalhos de Asterix” é o nome de:

(     ) um livro.

(     ) um filme.

(     ) um programa de tv.

 

Questão 2 – Em “[…] alguns dos senadores romanos começam a recear que os moradores da vila gaulesa sejam algo como deuses.”, o termo sublinhado significa:

(     ) “temer”.

(     ) “querer”.

(     ) “adivinhar”.

 

Questão 3 – Releia:

“[…] Júlio César propõe um acordo aos gauleses e envia ao povoado uma lista com doze tarefas inspiradas nos trabalhos de Hércules […]”

 Esse fragmento do texto é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 4 – Na passagem “Se os gauleses vencerem o desafio, o monarca admite sua derrota.”, o texto conta:

(     ) a proposta feita aos gauleses.

(     ) a sugestão dada aos gauleses.

(     ) o desejo expresso aos gauleses.

 

Questão 5 – No trecho “Caso contrário, eles se renderiam ao Império Romano e se tornariam escravos.”, o vocábulo grifado:

(     ) retoma os gauleses.

(     ) apresenta os gauleses.

(     ) caracteriza os gauleses.

 

Questão 6 – Segundo o texto, “Asterix e Obelix são escolhidos para representar o povo”. Aponte os motivos dessas escolhas:

 

 

Questão 7 – Na parte “Com o peso de não falhar em uma só tarefa, a dupla sai para cumprir os doze trabalhos e manter a dignidade gaulesa.”, o termo destacado indica:

(     ) causa.

(     ) finalidade.

(     ) consequência.

 

Questão 8 – O texto foi escrito com uma linguagem:

(     ) culta.

(     ) informal.

(     ) regional.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário