Interpretação de texto: Resumo de filme – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o resumo do filme Tainá – Uma Aventura na Amazônia. Qual a história desse filme, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

“Tainá – Uma Aventura na Amazônia”

Sessão Família

No AR em 10/04/2022 –14:00

 

    Tainá (Eunice Baía), uma indiazinha de 8 anos, vive na Amazônia com seu velho e sábio avô Tigê (Ruy Polanah), que ensina à menina as lendas e as histórias de seu povo. Ela convive proximamente com a floresta e seus animais.

    Ao longo de aventuras cheias de peripécias, ela conhece o macaco Catu ao salvá-lo das garras de Shoba (Alexandre Zacchia), um traficante de animais. Aos poucos, a jovem indígena torna-se uma guardiã da floresta. O novo amiguinho passa a ser seu companheiro após a morte do avô. Protegida por um amuleto deixado por Tigê, a garotinha segue na luta em defesa da selva.

    Perseguida pela quadrilha de traficantes, Tainá foge e acaba conhecendo a bióloga Isabel (Branca Camargo) e seu filho Joninho (Caio Romei), um menino de dez anos que mora a contragosto na selva. O menino acompanha a mãe em suas pesquisas científicas.

    Depois de um desentendimento inicial, o Joninho consegue superar os limites de garoto da cidade e ajuda Tainá a enfrentar os contrabandistas, que vendem animais para pesquisas genéticas no exterior. Juntos, os dois aprendem a lidar com os valores destes dois mundos: o da selva e o da cidade.

 

País: Brasil. Ano: 2000. Gênero: aventura, fantasia. Direção: Tânia Lamarca e Sérgio Bloch. Elenco: Eunice Baía, Caio Romei, Jairo Mattos, Branca Camargo, Betty Erthal, Luiz Carlos Tourinho, Alexandre Zacchia, Luciana Rigueira, Charles Paraventi.

Disponível em: <https://tvbrasil.ebc.com.br/sessao-familia/2022/04/taina-uma-aventura-na-amazonia>.

 

Questões

Questão 1 – “Tainá – Uma Aventura na Amazônia” é o nome de:

(     ) um livro.

(     ) um filme.

(     ) um programa de tv.

 

Questão 2 – Na passagem “Ela convive proximamente com a floresta e seus animais.”, o texto se refere a quem?

 

 

Questão 3 – No trecho “Aos poucos, a jovem indígena torna-se uma guardiã da floresta.”, a expressão sublinhada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 4 – Identifique aquele que, segundo o texto, passar a ser o companheiro de Tainá, depois da morte do avô dela:

(     ) Catu.

(     ) Shoba.

(     ) Joninho.

 

Questão 5 – No segmento “Protegida por um amuleto deixado por Tigê, a garotinha segue na luta em defesa da selva.”, a parte destacada:

(     ) retoma Tainá.  

(     ) apresenta Tainá.

(     ) caracteriza Tainá.

 

Questão 6 – Releia:

“Depois de um desentendimento inicial, o Joninho consegue superar os limites de garoto da cidade e ajuda Tainá a enfrentar os contrabandistas […]”

 Esse fragmento é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 7 – Em “Juntos, os dois aprendem a lidar com os valores destes dois mundos: o da selva e o da cidade.”, o termo grifado exprime:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) conclusão.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: