Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o resumo do filme Os Doze Trabalhos de Asterix. Vamos conhecer a história desse filme? Para isso, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Resumo de filme – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Resumo de filme – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Resumo de filme – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Os Doze Trabalhos de Asterix
Asterix e Obelix são escolhidos para representar a aldeia
Sessão Família
No AR em 03/02/2021 – 22:30
Em 50 A.C., o Império Romano domina toda a região em torno da Gália, exceto a própria aldeia. Depois de mais uma tentativa de conquistá-la, alguns dos senadores romanos começam a recear que os moradores da vila gaulesa sejam algo como deuses.
Para manter seu trono, Júlio César propõe um acordo aos gauleses e envia ao povoado uma lista com doze tarefas inspiradas nos trabalhos de Hércules, que só poderiam ser realizadas por seres superiores. Se os gauleses vencerem o desafio, o monarca admite sua derrota. Caso contrário, eles se renderiam ao Império Romano e se tornariam escravos.
A proposta é aceita. Asterix, por ser o mais esperto, e Obelix, por ser o mais forte, são escolhidos para representar o povo.
Com o peso de não falhar em uma só tarefa, a dupla sai para cumprir os doze trabalhos e manter a dignidade gaulesa.
País: França. Ano: 1976.
Gênero: animação.
Direção: Albert Uderzo,
René Goscinny,
Pierre Watrin.
Disponível em: <https://tvbrasil.ebc.com.br/
sessao-familia/2020/07/os-doze-trabalhos-de-asterix>.
Questões
Questão 1 – “Os Doze Trabalhos de Asterix” é o nome de:
( ) um livro.
( ) um filme.
( ) um programa de tv.
Questão 2 – Em “[…] alguns dos senadores romanos começam a recear que os moradores da vila gaulesa sejam algo como deuses.”, o termo sublinhado significa:
( ) “temer”.
( ) “querer”.
( ) “adivinhar”.
Questão 3 – Releia:
“[…] Júlio César propõe um acordo aos gauleses e envia ao povoado uma lista com doze tarefas inspiradas nos trabalhos de Hércules […]”
Esse fragmento do texto é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 4 – Na passagem “Se os gauleses vencerem o desafio, o monarca admite sua derrota.”, o texto conta:
( ) a proposta feita aos gauleses.
( ) a sugestão dada aos gauleses.
( ) o desejo expresso aos gauleses.
Questão 5 – No trecho “Caso contrário, eles se renderiam ao Império Romano e se tornariam escravos.”, o vocábulo grifado:
( ) retoma os gauleses.
( ) apresenta os gauleses.
( ) caracteriza os gauleses.
Questão 6 – Segundo o texto, “Asterix e Obelix são escolhidos para representar o povo”. Aponte os motivos dessas escolhas:
Questão 7 – Na parte “Com o peso de não falhar em uma só tarefa, a dupla sai para cumprir os doze trabalhos e manter a dignidade gaulesa.”, o termo destacado indica:
( ) causa.
( ) finalidade.
( ) consequência.
Questão 8 – O texto foi escrito com uma linguagem:
( ) culta.
( ) informal.
( ) regional.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.