Interpretação de texto: Resenha do livro Quatro Estações – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre a resenha do livro “Quatro Estações”. Já ouviu falar desse livro? Ele está recheado de dados preciosos sobre a ecologia alimentar das aves da Mata Atlântica. Vamos conhecer melhor essa obra? Então, não deixe de ler a resenha! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Livro: Quatro Estações

    Ricardo Parrini é biólogo, mas talvez o termo “naturalista” descreva melhor seu trabalho. Isso porque seus textos são ricos em detalhes e pormenores, como faziam os antigos naturalistas em seus relatos de viagens. O livro Quatro Estações, de sua autoria, não foge à regra: está recheado de dados preciosos sobre a ecologia alimentar das aves da Mata Atlântica. A obra é fruto de 25 anos de observações minuciosas, cuidadosamente registradas nas cadernetas de campo do pesquisador.

    O livro aborda os diferentes recursos alimentares utilizados por aves da Mata Atlântica, com ênfase na descrição dos comportamentos alimentares. Parrini reuniu no livro os resultados de diversos estudos feitos na Serra dos Órgãos, no Parque Nacional do Itatiaia e na região da Costa Verde, situados no Estado do Rio de Janeiro.

    Diferente da maioria dos livros que costumo recomendar aqui no blog, Quatro Estações é uma leitura mais técnica. A publicação é voltada para biólogos, estudantes de biologia e observadores de aves que gostariam de aprofundar seus conhecimentos no campo da Ornitologia.

Disponível em: <http://apassarinhologa.com.br/livro-quatro-estacoes-ricardo-parrini/>.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o objetivo do texto:

(     ) noticiar um fato.

(     ) recomendar algo.

(     ) contar uma história.

 

Questão 2 – Observe:

“Isso porque seus textos são ricos em detalhes e pormenores, como faziam os antigos naturalistas em seus relatos de viagens.”

No fragmento destacado, o texto:

(     ) dá um exemplo.

(     ) aponta uma causa.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 3 – Sublinhe o vocábulo que retoma Ricardo Parrini a seguir:

“O livro Quatro Estações, de sua autoria, não foge à regra […]”

 

Questão 4 – Na parte “[…] está recheado de dados preciosos sobre a ecologia alimentar das aves da Mata Atlântica.”, o termo “sobre” exprime:

(     ) assunto.

(     ) posição inferior.

(     ) posição superior.

 

Questão 5 – Em “A obra é fruto de 25 anos de observações minuciosas [….]”, a palavra destacada poderia ser substituída por:

(     ) “apuradas”.

(     ) “detalhadas”.

(     ) “inovadoras”.

 

Questão 6 – Na passagem “[…] cuidadosamente registradas nas cadernetas de campo do pesquisador.”, o vocábulo grifado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – Releia:

 “O livro aborda os diferentes recursos alimentares utilizados por aves da Mata Atlântica, com ênfase na descrição dos comportamentos alimentares.”

 Esse trecho é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 8 – Segundo o texto, o livro “Quatro Estações” “é uma leitura mais técnica”. Por quê?

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: