Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma resenha de um livro sobre pombas. Vamos saber mais a respeito desse livro? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Resenha de livro sobre pombas – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Resenha de livro sobre pombas – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Resenha de livro sobre pombas – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Livro: “Pigeon Watching”
Que livro gostoso de ler! Uma pena que ainda não tem tradução para o português. Afinal, o inusitado tema “observação de pombas” é válido no mundo inteiro. A autora é a comunicadora científica Rosemary Mosco, que também é a responsável pelas ilustrações do livro. Ela tem um estilo único e é a criadora das famosas tirinhas do site Bird and Moon.
Nesse pequeno guia de observação de pombas, Rosemary explica a origem dessas aves, como elas se espalharam pelas cidades de todo o planeta e como nossa opinião sobre elas mudou ao longo dos séculos. Não faz muito tempo, as pombas eram adoradas, mas hoje são vistas pela maioria das pessoas de uma maneira muito negativa.
O livro reúne ilustrações divertidas, fatos curiosos e, o mais importante: um convite sincero para observar e admirar essas aves tão especiais. Com as pombas podemos aprender genética e história, entender os efeitos da seleção artificial, apreciar comportamentos complexos e nos surpreender com a enorme capacidade de adaptação e inteligência delas. Acredite, depois de ler esse livro, você nunca mais vai ver as pombas do mesmo jeito!
Natália Allenspach. Disponível em: <https://apassarinhologa.com.br/livro-pigeon-watching-rosemary-mosco/>.
(Com corte).
QUESTÕES
Questão 1 – O texto acima é:
( ) um conto.
( ) uma resenha.
( ) uma reportagem.
Questão 2 – Releia:
“[…] Rosemary explica a origem dessas aves […]”
A que aves o texto se refere?
Questão 3 – No segmento “[…] como nossa opinião sobre elas mudou ao longo dos séculos.”, o vocábulo “como” indica:
( ) modo.
( ) exemplo.
( ) comparação.
Questão 4 – Em “Não faz muito tempo, as pombas eram adoradas, mas hoje são vistas pela maioria das pessoas de uma maneira muito negativa.”, o termo grifado tem o mesmo sentido de:
( ) “pois”.
( ) “porém”.
( ) “portanto”.
Questão 5 – Sublinhe a seguir a palavra que introduz as finalidades do convite feito pelo livro:
“O livro reúne ilustrações divertidas, fatos curiosos e, o mais importante: um convite sincero para observar e admirar essas aves tão especiais.”
Questão 6 – Na parte “Com as pombas podemos aprender genética e história, entender os efeitos da seleção artificial […]”, o vocábulo destacado assinala:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 7 – Observe:
“Acredite, depois de ler esse livro, você nunca mais vai ver as pombas do mesmo jeito!”
Nessa passagem, a autora do texto:
( ) faz um alerta ao leitor.
( ) busca convencer o leitor.
( ) dá um conselho ao leitor.
Questão 8 – Identifique o trecho que contém uma opinião:
( ) “Que livro gostoso de ler!”
( ) “A autora é a comunicadora científica Rosemary Mosco […]”
( ) “[…] como elas se espalharam pelas cidades de todo o planeta […]”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.