Início Série5º ano Interpretação de texto: Resenha de livro de aventura – 5º ano

Interpretação de texto: Resenha de livro de aventura – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a resenha de um livro de aventura. Trata-se da adaptação do clássico “A ilha do tesouro”, feita pelo premiado autor Luiz Antonio! Vamos saber mais a respeito desse livro? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

“A ilha do tesouro”

Em sua adaptação do clássico de Robert Louis Stevenson, o premiado autor Luiz Antonio Aguiar garante a dinamicidade e as boas surpresas dessa aventura pirata intemporal.

    Um jovem em busca de oportunidade, um tesouro perdido, uma ilha deserta e piratas gananciosos. Esses são alguns dos ingredientes que compõem essa brilhante adaptação do clássico de 1883. Após a morte do pai, o garoto Jim Hawkins, com o mapa que encontra no baú do misterioso pirata Billy Bones em mãos, sai à procura de um tesouro perdido, ao lado de lorde Trelawney, dr. Livesey e Long John Silver.

    Perigosa e surpreendente, a jornada desses personagens consagrados envolve totalmente o leitor, que vai se emocionar e se divertir acompanhando de um só fôlego as reviravoltas da narrativa.

    Tendo já publicado diversas adaptações de obras clássicas, o autor Luiz Antonio Aguiar capta com maestria a essência e o vigor do texto de Stevenson. Assim como nas edições da Escarlate de Poliana e de Dom Quixote (As aventuras de Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança), a capa e as vinhetas deste livro são de Ana Matsusaki.

Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br>. (Com corte e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Em “[…] o premiado autor Luiz Antonio Aguiar garante a dinamicidade e as boas surpresas dessa aventura pirata intemporal.”, o texto refere-se à aventura:

(     ) “Poliana”.

(     ) “Dom Quixote”.

(     ) “A ilha do tesouro”.

 

Questão 2 – Na passagem “Um jovem em busca de oportunidade, um tesouro perdido, uma ilha deserta e piratas gananciosos.”, o termo grifado indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 3 – No segmento “Esses são alguns dos ingredientes que compõem essa brilhante adaptação do clássico de 1883.”, o vocábulo destacado foi usado para:

(     ) retomar.

(     ) apresentar.

(     ) caracterizar.

 

Questão 4 – Observe:

 “Após a morte do pai, o garoto Jim Hawkins, com o mapa que encontra no baú do misterioso pirata Billy Bones em mãos, sai à procura de um tesouro perdido […]”

Esse fragmento é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 5 – Releia:

“Perigosa e surpreendente, a jornada desses personagens consagrados envolve totalmente o leitor, que vai se emocionar e se divertir acompanhando de um só fôlego as reviravoltas […]”

 Nesse trecho, a resenha busca:

(     ) apelar.

(     ) convencer.

(     ) aconselhar.

 

Questão 6 – Sublinhe o vocábulo que exprime tempo a seguir:

“Tendo já publicado diversas adaptações de obras clássicas […]”

 

Questão 7 – Na parte “[…] o autor Luiz Antonio Aguiar capta com maestria a essência e o vigor do texto de Stevenson.”, o texto:

(     ) faz uma avaliação.

(     ) levanta uma hipótese.

(     ) apresenta uma justificativa.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário