Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a resenha de um livro de aventura. Trata-se da adaptação do clássico “A ilha do tesouro”, feita pelo premiado autor Luiz Antonio! Vamos saber mais a respeito desse livro? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Resenha de livro de aventura – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Resenha de livro de aventura – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Resenha de livro de aventura – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“A ilha do tesouro”
Em sua adaptação do clássico de Robert Louis Stevenson, o premiado autor Luiz Antonio Aguiar garante a dinamicidade e as boas surpresas dessa aventura pirata intemporal.
Um jovem em busca de oportunidade, um tesouro perdido, uma ilha deserta e piratas gananciosos. Esses são alguns dos ingredientes que compõem essa brilhante adaptação do clássico de 1883. Após a morte do pai, o garoto Jim Hawkins, com o mapa que encontra no baú do misterioso pirata Billy Bones em mãos, sai à procura de um tesouro perdido, ao lado de lorde Trelawney, dr. Livesey e Long John Silver.
Perigosa e surpreendente, a jornada desses personagens consagrados envolve totalmente o leitor, que vai se emocionar e se divertir acompanhando de um só fôlego as reviravoltas da narrativa.
Tendo já publicado diversas adaptações de obras clássicas, o autor Luiz Antonio Aguiar capta com maestria a essência e o vigor do texto de Stevenson. Assim como nas edições da Escarlate de Poliana e de Dom Quixote (As aventuras de Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança), a capa e as vinhetas deste livro são de Ana Matsusaki.
Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br>. (Com corte e adaptação).
Questões
Questão 1 – Em “[…] o premiado autor Luiz Antonio Aguiar garante a dinamicidade e as boas surpresas dessa aventura pirata intemporal.”, o texto refere-se à aventura:
( ) “Poliana”.
( ) “Dom Quixote”.
( ) “A ilha do tesouro”.
Questão 2 – Na passagem “Um jovem em busca de oportunidade, um tesouro perdido, uma ilha deserta e piratas gananciosos.”, o termo grifado indica:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 3 – No segmento “Esses são alguns dos ingredientes que compõem essa brilhante adaptação do clássico de 1883.”, o vocábulo destacado foi usado para:
( ) retomar.
( ) apresentar.
( ) caracterizar.
Questão 4 – Observe:
“Após a morte do pai, o garoto Jim Hawkins, com o mapa que encontra no baú do misterioso pirata Billy Bones em mãos, sai à procura de um tesouro perdido […]”
Esse fragmento é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 5 – Releia:
“Perigosa e surpreendente, a jornada desses personagens consagrados envolve totalmente o leitor, que vai se emocionar e se divertir acompanhando de um só fôlego as reviravoltas […]”
Nesse trecho, a resenha busca:
( ) apelar.
( ) convencer.
( ) aconselhar.
Questão 6 – Sublinhe o vocábulo que exprime tempo a seguir:
“Tendo já publicado diversas adaptações de obras clássicas […]”
Questão 7 – Na parte “[…] o autor Luiz Antonio Aguiar capta com maestria a essência e o vigor do texto de Stevenson.”, o texto:
( ) faz uma avaliação.
( ) levanta uma hipótese.
( ) apresenta uma justificativa.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.