Início Atividades Interpretação de texto: Resenha de livro – 7º ano

Interpretação de texto: Resenha de livro – 7º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto dirigida aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental. Propõe-se o estudo da resenha do livro A menina que parou o trânsito, escrito por Fabrício Valério. Esse livro conduz a uma reflexão sobre o ritmo acelerado nas grandes cidades e como ele afeta a qualidade de vida e da mobilidade das pessoas. As questões apresentadas permitem o aprimoramento de diferentes habilidades de leitura. 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe este exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Defender

Livro coloca menina protagonista para falar de ocupação das ruas

    “Numa grande cidade, tinha uma menina que parou o trânsito com sua bicicleta.” Assim começa o recém-lançado livro infantil “A menina que parou o trânsito” (Editora V&R), de Fabrício Valério com ilustrações de Bruna Assis Brasil. Aparentemente banal, a narrativa leva o pequeno leitor a refletir sobre a lógica quase sempre cruel de uma grande cidade.

    Ao decidir interromper o fluxo dos carros com sua bicicleta, a menina vira o alvo de uma série de reações em cadeia. E o que acontece depois é que o guarda fica bravo apita, o motorista fica irritado e buzina, o condutor do ônibus se enche de raiva e freia bruscamente. Em linguagem de conto cumulativo, o livro propõe uma reflexão sobre o ritmo acelerado nas grandes cidades e como ele afeta a qualidade de vida e da mobilidade das pessoas.

    Apesar de as ilustrações indicarem leveza no trato do tema, por trás há uma mensagem urgente: conscientizar sobre o espaço do próprio ser humano na lógica desenfreada da rotina de uma metrópole. “A brincadeira toda é mostrar o que uma simples pausa pode acarretar e revelar. O ser humano, em especial as crianças e os idosos, parece ser a pedra no caminho da cidade grande”, ressalta o escritor.

    O livro propõe também uma reflexão sobre o lugar privilegiado que se dá aos meios de transporte motorizados no dia a dia das grandes cidades, e como essa realidade influencia em cada indivíduo.

    “A pressa da vida diária não dá tempo para a reflexão, e essa insanidade cotidiana, essa violência quase surda, está materializada no carro, objeto que tomou as ruas para si como seu habitat natural”, explica o autor.

    Apesar de ser uma narrativa divertida e lúdica, a mobilidade urbana e a ocupação do espaço público estão no centro da intenção da história. O texto de Fabrício foi inspirado por um fato real, que aconteceu na cidade de Amsterdã, na Holanda, em 1972. Um grupo de crianças, reivindicando seu espaço na sociedade e nas ruas, encabeçou um movimento para lutar por espaços de lazer.

Disponível em: <https://catraquinha.catracalivre.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o gênero do texto lido:

a) resenha

b) artigo de opinião

c) crônica

d) notícia

 

Questão 2 – Aponte o público a que se destina o livro “A menina que parou o trânsito”. Em seguida, transcreva a parte do texto que comprova a sua resposta:

R:

 

Questão 3 – Em todas as passagens a seguir, avalia-se o livro, exceto em:

a) “[…] o livro propõe uma reflexão sobre o ritmo acelerado nas grandes cidades […]”

b) “[…] propõe … uma reflexão sobre o lugar privilegiado que se dá aos meios de transporte […]”

c) “Apesar de ser uma narrativa divertida e lúdica, a mobilidade urbana e a ocupação […]”

d) “O texto de Fabrício foi inspirado por um fato real, que aconteceu na cidade de Amsterdã […]”

 

Questão 4 – Na passagem “Numa grande cidade, tinha uma menina que parou o trânsito com sua bicicleta.”, as aspas sinalizam:

a) a fala de um personagem da história.

b) o tema do livro.

c) a transcrição de trecho da obra.

d) uma opinião sobre o livro.

 

Questão 5 – No segundo parágrafo, o autor do texto narra alguns episódios da história. Nessa parte, ele emprega o tempo verbal:

a) pretérito perfeito

b) pretérito imperfeito

c) presente

d) futuro do presente

 

Questão 6 – Assinale o objetivo do emprego do referido tempo verbal:

a) mostrar que se trata de episódios presentes no dia a dia.

b) estabelecer uma proximidade do leitor com a história.

c) narrar fatos que estão prestes a ocorrer.

d) relatar acontecimentos passados.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

 

2 comentários

Frederick Kum 14 de janeiro - 22:12

Muito útil. Preciso cadastrar-se para receber tantos textos com gabaritos para nossa escola em Guine-Bissau porque há falta dos livros. É muito complicado aqui pela falta de materiais didaticas.

Responder
Denyse Lage Fonseca 18 de janeiro - 15:37

Oi, Frederick!

Alegra-nos o registro de sua avaliação tão positiva!

É muito gratificante saber que as nossas atividades vão suprir a carência de material didático presente na escola em que atua!

Agradeço o seu interesse em nossas publicações!

Muito sucesso em seu trabalho! Que Deus os abençoe!

Volte sempre!

Denyse

Responder

Deixe um Comentário