Atividade de interpretação de texto dirigida aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental. Propõe-se o estudo da resenha do livro A menina que parou o trânsito, escrito por Fabrício Valério. Esse livro conduz a uma reflexão sobre o ritmo acelerado nas grandes cidades e como ele afeta a qualidade de vida e da mobilidade das pessoas. As questões apresentadas permitem o aprimoramento de diferentes habilidades de leitura.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Resenha de livro – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Resenha de livro – 7º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Resenha de livro – 7º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Defender
Livro coloca menina protagonista para falar de ocupação das ruas
“Numa grande cidade, tinha uma menina que parou o trânsito com sua bicicleta.” Assim começa o recém-lançado livro infantil “A menina que parou o trânsito” (Editora V&R), de Fabrício Valério com ilustrações de Bruna Assis Brasil. Aparentemente banal, a narrativa leva o pequeno leitor a refletir sobre a lógica quase sempre cruel de uma grande cidade.
Ao decidir interromper o fluxo dos carros com sua bicicleta, a menina vira o alvo de uma série de reações em cadeia. E o que acontece depois é que o guarda fica bravo apita, o motorista fica irritado e buzina, o condutor do ônibus se enche de raiva e freia bruscamente. Em linguagem de conto cumulativo, o livro propõe uma reflexão sobre o ritmo acelerado nas grandes cidades e como ele afeta a qualidade de vida e da mobilidade das pessoas.
Apesar de as ilustrações indicarem leveza no trato do tema, por trás há uma mensagem urgente: conscientizar sobre o espaço do próprio ser humano na lógica desenfreada da rotina de uma metrópole. “A brincadeira toda é mostrar o que uma simples pausa pode acarretar e revelar. O ser humano, em especial as crianças e os idosos, parece ser a pedra no caminho da cidade grande”, ressalta o escritor.
O livro propõe também uma reflexão sobre o lugar privilegiado que se dá aos meios de transporte motorizados no dia a dia das grandes cidades, e como essa realidade influencia em cada indivíduo.
“A pressa da vida diária não dá tempo para a reflexão, e essa insanidade cotidiana, essa violência quase surda, está materializada no carro, objeto que tomou as ruas para si como seu habitat natural”, explica o autor.
Apesar de ser uma narrativa divertida e lúdica, a mobilidade urbana e a ocupação do espaço público estão no centro da intenção da história. O texto de Fabrício foi inspirado por um fato real, que aconteceu na cidade de Amsterdã, na Holanda, em 1972. Um grupo de crianças, reivindicando seu espaço na sociedade e nas ruas, encabeçou um movimento para lutar por espaços de lazer.
Disponível em: <https://catraquinha.catracalivre.com.br>.
Questões
Questão 1 – Identifique o gênero do texto lido:
a) resenha
b) artigo de opinião
c) crônica
d) notícia
Questão 2 – Aponte o público a que se destina o livro “A menina que parou o trânsito”. Em seguida, transcreva a parte do texto que comprova a sua resposta:
R:
Questão 3 – Em todas as passagens a seguir, avalia-se o livro, exceto em:
a) “[…] o livro propõe uma reflexão sobre o ritmo acelerado nas grandes cidades […]”
b) “[…] propõe … uma reflexão sobre o lugar privilegiado que se dá aos meios de transporte […]”
c) “Apesar de ser uma narrativa divertida e lúdica, a mobilidade urbana e a ocupação […]”
d) “O texto de Fabrício foi inspirado por um fato real, que aconteceu na cidade de Amsterdã […]”
Questão 4 – Na passagem “Numa grande cidade, tinha uma menina que parou o trânsito com sua bicicleta.”, as aspas sinalizam:
a) a fala de um personagem da história.
b) o tema do livro.
c) a transcrição de trecho da obra.
d) uma opinião sobre o livro.
Questão 5 – No segundo parágrafo, o autor do texto narra alguns episódios da história. Nessa parte, ele emprega o tempo verbal:
a) pretérito perfeito
b) pretérito imperfeito
c) presente
d) futuro do presente
Questão 6 – Assinale o objetivo do emprego do referido tempo verbal:
a) mostrar que se trata de episódios presentes no dia a dia.
b) estabelecer uma proximidade do leitor com a história.
c) narrar fatos que estão prestes a ocorrer.
d) relatar acontecimentos passados.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
2 comentários
Muito útil. Preciso cadastrar-se para receber tantos textos com gabaritos para nossa escola em Guine-Bissau porque há falta dos livros. É muito complicado aqui pela falta de materiais didaticas.
Oi, Frederick!
Alegra-nos o registro de sua avaliação tão positiva!
É muito gratificante saber que as nossas atividades vão suprir a carência de material didático presente na escola em que atua!
Agradeço o seu interesse em nossas publicações!
Muito sucesso em seu trabalho! Que Deus os abençoe!
Volte sempre!
Denyse