Início Série5º ano Interpretação de texto: Resenha de filme infantil – 5º ano

Interpretação de texto: Resenha de filme infantil – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a resenha de um filme infantil. A animação “Boonie Bears: O Grande Segredo” é o terceiro longa-metragem da franquia que faz sucesso entre o público infantil. Vamos saber mais a respeito dessa produção? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

“Boonie Bears: O Grande Segredo”

    O urso Briar fica frustrado com seus amigos e está infeliz com a vida que leva. Para mudar o rumo, decide se juntar a um circo itinerante quase falido, que é comandado pelo gorila Hugo. Bem recebido pelo grupo, ele se sente em casa e traz uma nova energia ao show da trupe.

    Com seu jeito alegre, Briar logo conquista novas amizades e traz fama no local. O reconhecimento, porém, pode prejudicar os planos do urso, já que cria a possibilidade de Briar ser encontrado. Ele não deseja ser descoberto para não estragar sua nova vida, que considera perfeita.

    A magia do picadeiro faz com que Briar não tenha saudades de casa, mas essa sensação pode durar apenas algum tempo… Enquanto isso, Bramble, o irmão de Briar, e seus amigos da floresta estão preocupados a sua procura. Todos estão desesperados para encontrá-lo e finalmente levá-lo para casa.

    A animação “Boonie Bears: O Grande Segredo” é o terceiro longa-metragem da franquia que faz sucesso entre o público infantil. Lançada em 2016, essa parte da sequência da produção para a garotada traz uma série de personagens encantadores que envolvem as crianças de muitos países.

Título original: “Boonie Bears: The Big Top Secret”. País: China. Ano: 2016. Gênero: animação. Direção: Leon Ding.

Disponível em: <https://tvbrasil.ebc.com.br/sessao-familia/2022/06/boonie-bears-o-grande-segredo>.

 

Questões

Questão 1 – “Boonie Bears: O Grande Segredo” é o nome de:

 

 

Questão 2 – Na passagem “[…] ele se sente em casa e traz uma nova energia ao show da trupe.”, o texto refere-se a:

(     ) Briar.

(     ) Hugo.

(     ) Bramble.

 

Questão 3 – Segundo o texto, a fama conquistada por Briar no circo pode atrapalhar os seus planos, porque ele:

(     ) faz novas amizades.

(     ) pode ser encontrado.

(     ) não gosta da vida que leva.

 

Questão 4 – Releia:

“A magia do picadeiro faz com que Briar não tenha saudades de casa, mas essa sensação pode durar apenas algum tempo…

A parte destacada revela:

(     ) o início da história de “Boonie Bears: O Grande Segredo”.

(     ) o clímax da história de “Boonie Bears: O Grande Segredo”.

(     ) o desfecho da história de “Boonie Bears: O Grande Segredo”.

 

Questão 5 – Observe:

“Enquanto isso, Bramble, o irmão de Briar, e seus amigos da floresta estão preocupados a sua procura.”

Esse fragmento é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) um argumentação.

 

Questão 6 – No segmento “Todos estão desesperados para encontrá-lo e finalmente levá-lo para casa.”, o termo grifado inicia um fato, que:

(     ) conclui o anterior.

(     ) se opõe ao anterior.

(     ) se soma ao anterior.

 

Questão 7 – Identifique o trecho que contém uma opinião:

(     ) “O urso Briar fica frustrado com seus amigos […]”

(     ) “[…] decide se juntar a um circo itinerante quase falido […]”

(     ) “[…] produção para a garotada traz uma série de personagens encantadores […]”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário