Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a resenha de um filme infantil. A animação “Boonie Bears: O Grande Segredo” é o terceiro longa-metragem da franquia que faz sucesso entre o público infantil. Vamos saber mais a respeito dessa produção? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Resenha de filme infantil – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Resenha de filme infantil – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Resenha de filme infantil – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“Boonie Bears: O Grande Segredo”
O urso Briar fica frustrado com seus amigos e está infeliz com a vida que leva. Para mudar o rumo, decide se juntar a um circo itinerante quase falido, que é comandado pelo gorila Hugo. Bem recebido pelo grupo, ele se sente em casa e traz uma nova energia ao show da trupe.
Com seu jeito alegre, Briar logo conquista novas amizades e traz fama no local. O reconhecimento, porém, pode prejudicar os planos do urso, já que cria a possibilidade de Briar ser encontrado. Ele não deseja ser descoberto para não estragar sua nova vida, que considera perfeita.
A magia do picadeiro faz com que Briar não tenha saudades de casa, mas essa sensação pode durar apenas algum tempo… Enquanto isso, Bramble, o irmão de Briar, e seus amigos da floresta estão preocupados a sua procura. Todos estão desesperados para encontrá-lo e finalmente levá-lo para casa.
A animação “Boonie Bears: O Grande Segredo” é o terceiro longa-metragem da franquia que faz sucesso entre o público infantil. Lançada em 2016, essa parte da sequência da produção para a garotada traz uma série de personagens encantadores que envolvem as crianças de muitos países.
Título original: “Boonie Bears: The Big Top Secret”. País: China. Ano: 2016. Gênero: animação. Direção: Leon Ding.
Disponível em: <https://tvbrasil.ebc.com.br/sessao-familia/2022/06/boonie-bears-o-grande-segredo>.
Questões
Questão 1 – “Boonie Bears: O Grande Segredo” é o nome de:
Questão 2 – Na passagem “[…] ele se sente em casa e traz uma nova energia ao show da trupe.”, o texto refere-se a:
( ) Briar.
( ) Hugo.
( ) Bramble.
Questão 3 – Segundo o texto, a fama conquistada por Briar no circo pode atrapalhar os seus planos, porque ele:
( ) faz novas amizades.
( ) pode ser encontrado.
( ) não gosta da vida que leva.
Questão 4 – Releia:
“A magia do picadeiro faz com que Briar não tenha saudades de casa, mas essa sensação pode durar apenas algum tempo…”
A parte destacada revela:
( ) o início da história de “Boonie Bears: O Grande Segredo”.
( ) o clímax da história de “Boonie Bears: O Grande Segredo”.
( ) o desfecho da história de “Boonie Bears: O Grande Segredo”.
Questão 5 – Observe:
“Enquanto isso, Bramble, o irmão de Briar, e seus amigos da floresta estão preocupados a sua procura.”
Esse fragmento é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) um argumentação.
Questão 6 – No segmento “Todos estão desesperados para encontrá-lo e finalmente levá-lo para casa.”, o termo grifado inicia um fato, que:
( ) conclui o anterior.
( ) se opõe ao anterior.
( ) se soma ao anterior.
Questão 7 – Identifique o trecho que contém uma opinião:
( ) “O urso Briar fica frustrado com seus amigos […]”
( ) “[…] decide se juntar a um circo itinerante quase falido […]”
( ) “[…] produção para a garotada traz uma série de personagens encantadores […]”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.