Interpretação de texto, voltada para os alunos do 1º ano do Ensino Médio, permite o estudo das características específicas do gênero “resenha de filme”. A resenha proposta é do filme Depois da Tempestade, do diretor japonês Hirokazu Koreeda.
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desta atividade de português em:
- Word: Interpretação de texto: Resenha de filme – 1º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Resenha de filme – 1º ano do ensino médio – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Resenha de filme – 1º ano do ensino médio – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“Longa é crônica humanista do Japão atual”.
A obra acompanha Ryota, escritor fracassado que paga as contas como detetive
Em certo momento, no meio da tempestade que dá título ao novo longa de Hirokazu Koreeda, o detetive Ryota (Hiroshi Abe), seu filho Shingo (Taiyô Yoshizawa) e sua ex-esposa Kyoko (Yôko Maki) saem correndo atrás de bilhetes de loteria carregados pelo vento incessante. É uma cena poética e carregada de sentido, em que o diretor japonês tenta mostrar a seu protagonista que aquele momento, aquela cumplicidade, aquela união é o prêmio valioso de verdade. Não o dinheiro que os bilhetes podem trazer.
Não que Ryota entenda totalmente a lição. Porque as pessoas não mudam quem elas realmente são. Elas são imperfeitas. E ainda assim, é possível amá-las e entender sua dor.
E esse forte teor humanista é a matéria-prima de “Depois da Tempestade”, belíssima obra de Koreeda que estreia nesta quinta-feira (17) nos cinemas. O longa acompanha Ryota, escritor fracassado que paga as contas como detetive. Ou não paga as contas, já que usa quase todo seu dinheiro apostando em corridas. O que fez a ex-mulher Kyoko – cuja vida ele espiona obsessivamente – pedir o divórcio. Durante o 23º tufão do ano no Japão, porém, eles acabam presos na casa de Yoshiko (a ótima Kirin Kiki), mãe de Ryota, e o protagonista tem sua última tentativa de conquistar sua família de volta.
O melhor de “Tempestade” é que Koreeda não faz disso um grande dramalhão moralista. O filme é uma pequena crônica da sociedade japonesa contemporânea, narrada pelo cineasta com um humor sarcástico afiado e um olhar nada romântico sobre seu protagonista.
Ryota é frustrante, imaturo e, em alguns momentos quando interage com o filho, quase imperdoável. E Koreeda não tenta idealizá-lo, pelo contrário: ele é alvo de piadas de Kyoko, do colega de trabalho e da própria mãe, que enxerga perfeitamente as falhas do filho que tem, tenta em vão corrigi-las, e o ama mesmo assim.
Nos diálogos inteligentes e impecáveis, você vai rir e se emocionar com esses personagens porque eles são seres humanos que o excelente roteiro de Koreeda torna absolutamente próximos e universais. Pessoas que sofrem a tempestade e, mesmo sem saírem ilesos, sobrevivem e seguem em frente. E essa é a grande riqueza e o grande trunfo do filme.
Disponível em: <http://www.otempo.com.br>. Acesso em: 17 de novembro de 2016.
Questões
Questão 1 – A finalidade da resenha lida é:
Questão 2 – Relacione:
(1) Resumo do filme
(2) Opinião sobre o filme
( ) “[…] saem correndo atrás de bilhetes de loteria carregados pelo vento incessante.”
( ) “[…] ‘Depois da Tempestade’, belíssima obra de Koreeda que estreia nesta quinta-feira […]”
( ) “O longa acompanha Ryota, escritor fracassado que paga as contas como detetive.”
( ) “O melhor de “Tempestade” é que Koreeda não faz disso um grande dramalhão moralista.”
( ) “[…] que enxerga perfeitamente as falhas do filho que tem, tenta em vão corrigi-las […]”
( ) “[…] que o excelente roteiro de Koreeda torna absolutamente próximos e universais.”
Questão 3 – Registra-se o diálogo direto do autor da resenha com os leitores na passagem:
a) “Porque as pessoas não mudam quem elas realmente são.”
b) “O melhor de “Tempestade” é que Koreeda não faz disso um grande dramalhão moralista.”
c) “Nos diálogos inteligentes e impecáveis, você vai rir e se emocionar com esses […]”
d) “Pessoas que sofrem a tempestade e, mesmo sem saírem ilesos, sobrevivem […]”
Questão 4 – No trecho “O que fez a ex-mulher Kyoko – cuja vida ele espiona obsessivamente – pedir o divórcio.”, o travessão duplo indica a inserção de:
a) um exemplo de comportamento.
b) um comentário avaliativo sobre o longa.
c) uma fala de um dos personagens.
d) uma explicação sobre a história do filme.
Questão 5 – Em “Durante o 23º tufão do ano no Japão, porém, eles acabam presos na casa de Yoshiko (a ótima Kirin Kiki) […]”, a conjunção destacada estabelece uma relação de:
a) conclusão
b) oposição
c) continuidade
d) causa
Questão 6 – Em “Elas são imperfeitas. E ainda assim, é possível amá-las e entender sua dor.”, os pronomes destacados substituem, considerando-se o contexto:
Por Denyse Lage Fonseca
11 comentários
Textos bons!!!!!!!!
Muito bons os textos, para serem trabalhados em sala de aula. Quero mais.
Oi, Tassia!
Fico muito feliz com o registro de sua opinião tão positiva!
O “Acessaber” está repleto de atividades de interpretação! Não deixe de conferi-las!
Muito obrigada por interagir conosco!
Volte sempre!
Denyse
Maravilhoso,como professora inicial,vocês tem me ajudo muito ,agradeço de coração ,e indico a todos quanto conheço.
Ficamos felizes em ajudar.
Muito interessante, é possível enviar as respostas?
Olá, Ivamar!
Ficamos contentes por você avaliar como “muito interessante” a atividade de interpretação da resenha de filme!
As respostas estão no início do post, ao lado da palavra Gabarito.
Muito obrigada pela sua presença!
Volte sempre!
Denyse
resposta?
OBRIGADA A TODOS DO ACESSABER COM SEUS TRABALHOS MARAVILHOSOS, NÃO SEI VIVER SEM VOCÊS,DEUS OS ABENÇOE MUITO.
Olá, Adelzita de Jesus!
Suas palavras engrandecem o nosso trabalho, motivando-nos imensamente! Agradecemos demais!
Amém! Que Deus a abençoe muito também!
Fica o convite para que você volte sempre!
Denyse
Como é o nome do aplicativo?