Interpretação de texto: Ratos gostam de queijo? – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, focada nos alunos do sexto ano do ensino fundamental, permite o desenvolvimento de diversificadas habilidades de leitura. As questões baseiam-se no texto Ratos gostam de queijo? Verdade ou mito? Você sabe a resposta? Não? Então, não deixe de conferir o curioso texto!

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

    Baixe este exercício de português em:

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

Ratos gostam de queijo?

Verdade ou mito?

    O rato doméstico gosta tanto de queijo quanto de qualquer outra comida que ele possa levar da sua cozinha. A espécie é onívora: ingere todos os tipos de alimento de origem animal ou vegetal. O que acontece, segundo os cientistas, é que esses bichos são atraídos por refeições de cheiros fortes. Então, é mais fácil eles irem atrás de queijo, bacon ou leite do que de outros alimentos sem odor. Mas na hora da fome, os roedores topam tudo!

    E você sabe qual é a diferença entre rato e camundongo? Os dois são roedores e a principal diferença entre eles é o tamanho. Os ratos, mais conhecidos como ratos-de-telhado, chegam a 19 centímetros de comprimento, têm cauda longa e fina e escalam muito bem (sobem em árvores, fios e telhados). 

    Já os camundongos são pequenos, atingindo 7 centímetros de comprimento. Eles vivem escondidos em tocas construídas em paredes, armários, caixas e outros lugares protegidos. Por não gostarem muito de andar, fazem as tocas perto de um lugar com comida. 

    No Brasil, ainda são comuns as ratazanas: maiores, elas atingem 26 centímetros de comprimento, vivem nos esgotos e não conseguem subir nos canos, árvores, calhas e outros locais altos.

Disponível em: <http://recreio.uol.com.br/>.

 

Questões

Questão 1 – O texto acima atende ao objetivo de:

a) dar uma notícia.

b) apresentar uma explicação.

c) expor uma opinião.

d) narrar uma história.

Questão 2 – O conteúdo do texto lido é de natureza:

a) jornalística

b) humorística

c) científica

d) didática

Questão 3 – De acordo com o texto, os ratos domésticos são onívoros porque:

a) “[…] ingerem todos os tipos de alimento de origem animal ou vegetal.”

b) “[…] são atraídos por refeições de cheiros fortes.”

c) “[…] é mais fácil eles irem atrás de queijo, bacon ou leite […]”

d) “[…] têm cauda longa e fina e escalam muito bem […]”

Questão 4 – Assinale o adjetivo que apresenta o sentido equivalente à locução “sem odor”:

a) incomuns.

b) insípidos.

c) inodoros.

d) incolores.

Questão 5 – Relacione, numerando conforme indicação:

  1. Características dos ratos
  2. Características dos camundongos
  3. Características das ratazanas

(     ) “[…] vivem escondidos em tocas construídas em paredes, armários, caixas […]”

(     ) “[…] chegam a 19 centímetros de comprimento […]”

(     ) “[…] atingem 26 centímetros de comprimento […]”

(     ) “[…] têm cauda longa e fina e escalam muito bem […]”

(     ) “[…] vivem nos esgotos e não conseguem subir nos canos, árvores, calhas […]”

(     ) “[…] são pequenos, atingindo 7 centímetros de comprimento.”

 

Questão 6 – No trecho “Mas na hora da fome, os roedores topam tudo!”, a conjunção “mas” estabelece uma relação de:

a) comparação

b) conclusão

c) adição

d) oposição

 

Questão 7 – Na passagem “Por não gostarem muito de andar, fazem as tocas perto de um lugar com comida.”, a preposição “por” indica a ideia de:

a) finalidade

b) causa

c) modo

d) lugar

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

 

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: