Interpretação de texto: A flor do Natal – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a flor do Natal. A poinsétia! Vamos conhecer melhor essa planta? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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NOME: 

Leia: 

Poinsétia, a flor do Natal

    Quando o ano vai chegando ao fim e as decorações de Natal começam a enfeitar ruas e casas, a poinsétia ganha espaço nos mercados e floriculturas. Ela faz sucesso o ano todo, mas é em dezembro que marca presença nas decorações natalinas, ao lado do Papai Noel e da árvore de Natal. Por causa de suas cores, verde e vermelho, a planta é uma das preferidas nessa época do ano em diversos países.

    Antes de ganhar o mundo e chegar ao Brasil, a poinsétia vivia apenas na região do México e da Guatemala e era chamada Cuitlaxochitl, que significa “flor que cresce no solo”. O nome poinsétia veio bem mais tarde, em homenagem a Joel Roberts Poinsett, um embaixador estadunidense que levou a planta do México para seu país por volta de 1820. No Brasil, também é conhecida como “bico-de-papagaio” ou “flor do Natal”.

    Como todos os seres vivos conhecidos, a planta também tem um nome científico: Euphorbia pulcherrima. O nome científico não varia de uma língua para outra e é usado por pesquisadores do mundo todo. Muitas vezes, eles indicam alguma característica do ser vivo. Por exemplo, Pulcherrima significa “belíssima” em latim. Alguém discorda que esse nome cai muito bem para a poinsétia?

    Essa planta ganha sua cor vermelha na época da floração. Mas não se deixe enganar. As verdadeiras flores são pequenas e sem pétalas. Elas surgem em grupos, na extremidade dos ramos.

    Ao redor das flores, existem folhas vermelhas que se parecem com pétalas. Essas folhas são chamadas brácteas. Elas chamam atenção para as pequenas flores e atraem borboletas, abelhas e outros insetos polinizadores. […]

    Além de atrair a atenção dos polinizadores, as brácteas da poinsétia também atraíram a atenção das pessoas. Há mais de 500 anos, o povo asteca, que vivia na América Central, usava as brácteas vermelhas para produzir um corante usado para tingir tecidos. O cultivo em escala comercial promoveu a criação de variedades de poinsétia com brácteas brancas, rosadas, amarelas ou de outras cores.

    […]

Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/biodiversidade/poinsetia/>. (Com cortes e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Segundo o texto, a poinsétia é uma das plantas preferidas na época de Natal, em vários países. Qual o motivo dessa preferência?

 

 

Questão 2 – Identifique o país em que, de acordo com o texto, a poinsétia é conhecida também como “bico-de-papagaio” ou “flor do Natal”:

(     ) Brasil.

(     ) México.

(     ) Estados Unidos.

 

Questão 3 – Em “Alguém discorda que esse nome cai muito bem para a poinsétia?”, a expressão destacada é um exemplo da linguagem:

(     ) informal.

(     ) regional.

(     ) científica.

 

Questão 4 – Grife a seguir o trecho que exprime uma circunstância de tempo:

 “Essa planta ganha sua cor vermelha na época da floração.”

 

Questão 5 – O texto faz uma comparação na passagem:

(     ) “As verdadeiras flores são pequenas e sem pétalas.”

(     ) “Elas surgem em grupos, na extremidade dos ramos.”

(     ) “Ao redor das flores, existem folhas vermelhas que se parecem com pétalas.”

 

Questão 6 – Na parte “Além de atrair a atenção dos polinizadores, as brácteas da poinsétia também atraíram a atenção das pessoas.”, o fato sublinhado:

(     ) conclui outro.

(     ) opõe-se a outro.

(     ) soma-se a outro.

 

Questão 7 – O segmento “Há mais de 500 anos, o povo asteca, que vivia na América Central, usava as brácteas vermelhas para produzir um corante usado para tingir tecidos.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) um argumentação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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