Início Série5º ano Interpretação de texto: Raias e tubarões – 5º ano

Interpretação de texto: Raias e tubarões – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre raias e tubarões. Embora sejam diferentes na forma externa, as raias (ou arraias) e os tubarões (ou cações) pertencem ao mesmo grupo dos peixes cartilaginosos. Vamos conhecê-los melhor? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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NOME: 

Leia:

Você sabia que raias e tubarões são quase… irmãos?

    Embora sejam diferentes na forma externa, as raias (ou arraias) e os tubarões (ou cações) pertencem ao mesmo grupo dos peixes cartilaginosos. Isso quer dizer que, diferentemente de outros peixes, eles não têm ossos em seu corpo, mas um tecido especial, a cartilagem.

    Como a maioria dos outros peixes, tubarões e raias também respiram por brânquias, as famosas guelras, e é neste órgão que está uma das grandes diferenças entre esses parentes tão próximos. Nos tubarões, as brânquias e suas aberturas, as fendas branquiais, ficam localizadas na lateral do corpo, próximas à cabeça. Já nas raias, elas ficam na região ventral, próximas à barriga do animal, que é a parte que fica mais em contato com o fundo do mar.

    Porém, há um peixe cartilaginoso que provoca a maior confusão familiar! Ele é conhecido como tubarão-viola ou raia-viola! Isso porque, embora as brânquias estejam na região ventral como nas outras raias, o corpo do animal lembra muito o de um tubarão. Ele é robusto, alto, sua cauda é grossa. É um animal muito diferente da maioria das raias que, geralmente, são achatadas e apresentam uma cauda em forma de chicote.

    Os pescadores o chamam de cação-viola, por acharem que é um tubarão de pequeno porte e por ter o formato de uma viola, aquele instrumento musical de corda. Mas os biólogos têm certeza de que são raias pela posição das fendas branquiais e por outras características anatômicas e de comportamento. Que confusão!

    O importante é que raias e tubarões são animais interessantes, belíssimos e desempenham funções muito importantes no meio em que vivem. Por esses motivos, devem ser preservados.

Alexandra Pinto de Quintans e Waisenhowerk Vieira de Melo.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 217.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Com cortes).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

 “[…] eles não têm ossos em seu corpo, mas um tecido especial, a cartilagem.”

 Nessa passagem do texto, os autores referem-se:

 

Questão 2 – No segmento “Como a maioria dos outros peixes, tubarões e raias também respiram por brânquias […]”, o termo “Como”:

(     ) aponta uma causa.

(     ) introduz um exemplo.

(     ) indica uma comparação.

 

Questão 3 – De acordo com o texto, uma das grandes diferenças entre raias e tubarões está nas brânquias. Por quê?

 

 

Questão 4 – O trecho “Ele é robusto, alto, sua cauda é grossa.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 5 – No fragmento “É um animal muito diferente da maioria das raias que, geralmente, são achatadas e apresentam uma cauda em forma de chicote.”, o vocábulo sublinhado exprime:

(     ) soma.

(     ) contraste.

(     ) conclusão.

 

Questão 6 – Releia:

“[…] há um peixe cartilaginoso que provoca a maior confusão familiar! Ele é conhecido como tubarão-viola ou raia-viola!”

Segundo o texto, os biólogos afirmam que esse peixe é uma raia, apesar de possuir o corpo parecido com o do tubarão. Aponte os motivos:

 

 

Questão 7 – No último parágrafo do texto, os autores buscam:

(     ) advertir o leitor.

(     ) entreter o leitor.

(     ) conscientizar o leitor.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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