Interpretação de texto, “Querido diário”, direcionada aos estudantes inseridos no 7º ano. Na página de diário, a filha questiona o fato de a sua mãe proibi-la de dormir mais tarde, mesmo que de vez em quando, para poder assistir aos programas de TV os quais considera legais.
Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desta interpretação em:
- Word: Interpretação de texto: Querido diário – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Querido diário – 7º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Querido diário – 7º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
CARPANEDA, Isabela & BRAGANÇA, Angiolina. Porta Aberta. São Paulo, FTD, 2005.
Questões
Questão 1 – Identifique o objetivo do texto, tendo em vista para quem ele é dirigido:
R:
Questão 2 – Na caracterização da mãe, a filha utilizou a metáfora “dura na queda”. Explique o significado que a referida expressão assume no texto:
R:
Questão 3 – Justifique a utilização do sinal de aspas no decorrer no texto:
R:
Questão 4 – Releia:
“Seria bom se eles parassem de pensar que a gente é grande pra umas coisas e pequena pra outras.”.
Reescreva a frase acima, substituindo “a gente” por “nós”:
R:
Questão 5 – Associe:
Passagens do texto:
- “Ela diz que é porque eu estudo cedo […]”.
- “[…] sou muito responsável e não é todo dia que quero dormir tarde.”.
- “Mas minha mãe é dura na queda!”.
- “Diz que quando durmo tarde acordo mal humorada […]”.
- “[…] tem necessidade de pelo menos oito horas de sono para recuperar o corpo e crescer.”.
Ideias expressas pelos termos sublinhados acima:
( ) oposição
( ) causa
( ) finalidade
( ) tempo
( ) intensidade
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.