Início Série5º ano Interpretação de texto: Quem veio primeiro: o sorvete ou a geladeira – 5º ano

Interpretação de texto: Quem veio primeiro: o sorvete ou a geladeira – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o surgimento do sorvete. Quem veio primeiro: o sorvete ou a geladeira? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Quem veio primeiro: o sorvete ou a geladeira?

    Você sabia que o sorvete foi inventado muito antes da geladeira e do freezer? Isso mesmo! Embora a origem dessa delícia refrescante tenha se perdido no tempo, é provável que o sorvete tenha surgido na China há cerca de 3.000 anos. No início, ele era mais parecido com a atual raspadinha, não levava leite e geralmente era feito com neve, suco de frutas e mel.

    Apesar de estar cercada de lendas e muitas controvérsias, sabe-se que a história do sorvete tem uma forte ligação com a evolução das técnicas de refrigeração. Em 1100 a.C., os chineses já sabiam como conservar o gelo formado naturalmente no inverno para usá-lo durante o verão. Afinal, ninguém iria querer ficar tomando sorvete num frio de lascar, não é mesmo?

    Até a criação do refrigerador mecânico, no final do século XIX, um cozinheiro, para servir sorvetes ou outras sobremesas e bebidas geladinhas em dias de calor, dependia de suprimentos naturais de gelo, retirados de lagos e rios durante o inverno ou do alto das montanhas.

    Para que fosse conservado, esse gelo era armazenado em depósitos subterrâneos revestidos com materiais isolantes, como madeira, e coberto com serragem. Desde que houvesse um sistema adequado para o escoamento da água, o gelo podia ser guardado dessa forma por meses ou até anos!

    Por volta do século XIII, uma outra descoberta importante sobre a refrigeração permitiu o aperfeiçoamento da produção de sorvete: a de que adição de sal ao gelo baixava a temperatura da mistura para menos de 0ºC. A partir de então, era só pôr os ingredientes já batidos num recipiente de metal e colocá-lo dentro de um outro recipiente maior, de madeira, com a mistura de sal e gelo, que o sorvete congelava bem mais rápido!

    Nessa época, no entanto, ele ainda estava longe de ter aquela textura suave que conhecemos hoje e também não levava leite nem ovos. Só em meados do século XVII, provavelmente na Itália, os novos ingredientes foram incorporados à receita. […]

Maria Ramos.
Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=895&sid=7>.

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “No início, ele era mais parecido com a atual raspadinha […]”, a autora do texto refere-se ao:

 

 Questão 2 – No fragmento “Em 1100 a.C., os chineses já sabiam como conservar o gelo formado naturalmente no inverno […]”, “como”:

(     ) indica modo.

(     ) apresenta um exemplo.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 3 – Sublinhe a seguir o vocábulo que introduz uma finalidade:

“[…] um cozinheiro, para servir sorvetes ou outras sobremesas e bebidas geladinhas em dias de calor, dependia de suprimentos naturais de gelo […]”

 

Questão 4 – Em “[…] esse gelo era armazenado em depósitos subterrâneos revestidos com materiais isolantes, como madeira, e coberto com serragem.”, o trecho destacado é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 5 – Segundo o texto, o sorvete, como conhecemos hoje, surgiu:

(     ) no final do século XIX.

(     ) por volta do século XIII.

(     ) em meados do século XVII.

 

Questão 6 – O ponto de exclamação, usado depois do segmento “[…] o gelo podia ser guardado dessa forma por meses ou até anos!”, exprime em relação ao fato o sentimento de:

(     ) alívio.

(     ) alegria.

(     ) admiração.

 

Questão 7 – Em “[…] pôr os ingredientes já batidos num recipiente de metal e colocá-lo dentro de um outro recipiente maior […]”, uma palavra indica a soma de ações. Localize essa palavra:

 

Questão 8 – Identifique uma das partes do texto em que a autora se dirige diretamente ao leitor:

(     ) “Você sabia que o sorvete foi inventado muito antes da geladeira e do freezer?”

(     ) “[…] a história do sorvete tem uma forte ligação com a evolução das técnicas […]”

(     ) “[…] uma outra descoberta importante sobre a refrigeração permitiu o aperfeiçoamento […]”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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