Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o surgimento do sorvete. Quem veio primeiro: o sorvete ou a geladeira? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Quem veio primeiro: o sorvete ou a geladeira – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Quem veio primeiro: o sorvete ou a geladeira – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Quem veio primeiro: o sorvete ou a geladeira – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Quem veio primeiro: o sorvete ou a geladeira?
Você sabia que o sorvete foi inventado muito antes da geladeira e do freezer? Isso mesmo! Embora a origem dessa delícia refrescante tenha se perdido no tempo, é provável que o sorvete tenha surgido na China há cerca de 3.000 anos. No início, ele era mais parecido com a atual raspadinha, não levava leite e geralmente era feito com neve, suco de frutas e mel.
Apesar de estar cercada de lendas e muitas controvérsias, sabe-se que a história do sorvete tem uma forte ligação com a evolução das técnicas de refrigeração. Em 1100 a.C., os chineses já sabiam como conservar o gelo formado naturalmente no inverno para usá-lo durante o verão. Afinal, ninguém iria querer ficar tomando sorvete num frio de lascar, não é mesmo?
Até a criação do refrigerador mecânico, no final do século XIX, um cozinheiro, para servir sorvetes ou outras sobremesas e bebidas geladinhas em dias de calor, dependia de suprimentos naturais de gelo, retirados de lagos e rios durante o inverno ou do alto das montanhas.
Para que fosse conservado, esse gelo era armazenado em depósitos subterrâneos revestidos com materiais isolantes, como madeira, e coberto com serragem. Desde que houvesse um sistema adequado para o escoamento da água, o gelo podia ser guardado dessa forma por meses ou até anos!
Por volta do século XIII, uma outra descoberta importante sobre a refrigeração permitiu o aperfeiçoamento da produção de sorvete: a de que adição de sal ao gelo baixava a temperatura da mistura para menos de 0ºC. A partir de então, era só pôr os ingredientes já batidos num recipiente de metal e colocá-lo dentro de um outro recipiente maior, de madeira, com a mistura de sal e gelo, que o sorvete congelava bem mais rápido!
Nessa época, no entanto, ele ainda estava longe de ter aquela textura suave que conhecemos hoje e também não levava leite nem ovos. Só em meados do século XVII, provavelmente na Itália, os novos ingredientes foram incorporados à receita. […]
Maria Ramos.
Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=895&sid=7>.
Questões
Questão 1 – Na passagem “No início, ele era mais parecido com a atual raspadinha […]”, a autora do texto refere-se ao:
Questão 2 – No fragmento “Em 1100 a.C., os chineses já sabiam como conservar o gelo formado naturalmente no inverno […]”, “como”:
( ) indica modo.
( ) apresenta um exemplo.
( ) estabelece uma comparação.
Questão 3 – Sublinhe a seguir o vocábulo que introduz uma finalidade:
“[…] um cozinheiro, para servir sorvetes ou outras sobremesas e bebidas geladinhas em dias de calor, dependia de suprimentos naturais de gelo […]”
Questão 4 – Em “[…] esse gelo era armazenado em depósitos subterrâneos revestidos com materiais isolantes, como madeira, e coberto com serragem.”, o trecho destacado é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 5 – Segundo o texto, o sorvete, como conhecemos hoje, surgiu:
( ) no final do século XIX.
( ) por volta do século XIII.
( ) em meados do século XVII.
Questão 6 – O ponto de exclamação, usado depois do segmento “[…] o gelo podia ser guardado dessa forma por meses ou até anos!”, exprime em relação ao fato o sentimento de:
( ) alívio.
( ) alegria.
( ) admiração.
Questão 7 – Em “[…] pôr os ingredientes já batidos num recipiente de metal e colocá-lo dentro de um outro recipiente maior […]”, uma palavra indica a soma de ações. Localize essa palavra:
Questão 8 – Identifique uma das partes do texto em que a autora se dirige diretamente ao leitor:
( ) “Você sabia que o sorvete foi inventado muito antes da geladeira e do freezer?”
( ) “[…] a história do sorvete tem uma forte ligação com a evolução das técnicas […]”
( ) “[…] uma outra descoberta importante sobre a refrigeração permitiu o aperfeiçoamento […]”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.