Interpretação de texto: Quatro porquinhos – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre quatro porquinhos. Vamos conhecer a história deles? Então, leia o texto com muita atenção! Depois, não deixe de responder às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Quatro porquinhos

    Quatro porquinhos iam andando pelo campo, muito contentes e animados. Falavam pelos cotovelos e contavam muitas piadas. Entre risadas e piruetas, o caminho se tornava mais curto. Iam almoçar em casa de sua avozinha. Ela cozinhava maravilhosamente e os quatro já se lambiam, pensando nas delícias que os aguardavam.

    Foi então que encontraram dois ursos, que iam em direção contrária. Estavam querendo importunar alguém e se achavam muito engraçados. Por isso, disseram aos porquinhos:

    — Não sigam por este caminho, que está interrompido. Está em obras. É melhor que façam um desvio pelo bosque, não é verdade, ursinho? — assegurou o primeiro deles.

    — Claro! Meu amigo está dando um bom conselho. Além de não poderem passar, ficarão cheios de pó se continuarem por aqui. — respondeu o outro.

    Os quatro porquinhos, depois de agradecerem a gentileza dos ursos, embrenharam-se pelo bosque, dispostos a dar uma pequena volta. Mas pouco depois de entrarem na mata, compreenderam que estavam perdidos.

    Por sorte, do alto de uma árvore, um periquito tinha ouvido toda a conversa e resolveu ajudar os porquinhos.

    — Vamos, porquinhos! Saiam do bosque o quanto antes, pois esses dois ursos idiotas estavam brincando com vocês. O caminho não está cortado. Sigam-me. Eu os levarei a salvo até o lugar onde vocês estavam.

    Os porquinhos agradeceram, desconcertados, e acompanharam o periquito. Não tardaram a se encontrar no mesmo caminho que os levaria à casa de sua avó. Antes de se despedir, o periquito avisou:

    — Espero que tenham aprendido a lição. Nunca devem confiar no primeiro que aparece. Entendido?

    — Sim, bom periquito, entendido. Muito obrigada por sua generosa ajuda! — disse-lhe um dos porquinhos.

    Os quatro aprenderam a lição e nunca mais voltaram a conversar, aceitar sugestões nem acreditar em desconhecidos.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-08-13/quatro-porquinhos.htm>.

 

Questões

Questão 1 – Em “Falavam pelos cotovelos e contavam muitas piadas”, o texto refere-se:

 

 

Questão 2 – Identifique o fato que motivou a história:

 

 

Questão 3 – Na parte “Ela cozinhava maravilhosamente e os quatro já se lambiam […]”, o vocábulo destacado foi usado para indicar:

(     ) modo.

(     ) tempo.

(     ) intensidade.

 

Questão 4 – O clímax da história acontece quando os quatro porquinhos:

(     ) encontram dois ursos.

(     ) ficam perdidos na mata.

(     ) avistam um periquito no alto de um árvore.

 

Questão 5 – No segmento “Saiam do bosque o quanto antes, pois esses dois ursos idiotas estavam brincando com vocês.”, o termo grifado poderia ser substituído por:

(     ) “mas”.

(     ) “porque”.

(     ) “portanto”.

 

Questão 6 – Observe:

“Os porquinhos agradeceram, desconcertados, e acompanharam o periquito.”

Nesse trecho, a palavra “e” exprime:

(     ) adição.

(     ) conclusão.

(     ) contradição.

 

Questão 7 – A história sobre os quatro porquinhos tem a intenção de:

(     ) fazer rir.

(     ) dar uma notícia.

(     ) transmitir um ensinamento.

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: