Interpretação de texto: Quando a ciência dá errado – 7º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre um livro que conta fracassos da ciência. Vamos saber mais a respeito dessa obra? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

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Leia com atenção o texto. Depois, responda às questões interpretativas:

Quando a ciência dá errado: fracassos de cientistas ilustrados

    A gente costuma ouvir notícias de ciência quando as pesquisas dão certo, né? Um novo remédio, um novo tratamento, uma nova descoberta… Sempre tem um ar de coisa boa, de sucesso!

    Mas, para chegar aos resultados positivos, os pesquisadores passam por muitos perrengues e dificuldades que nem sempre são divulgados!

    Por isso, o ilustrador francês Jim Jourdane resolveu lançar um livro que conta esses fracassos da ciência!

    Ele narra como as coisas acabaram dando errado em expedições e trabalhos de campo que tinham tudo para ser um sucesso.

    As histórias foram coletadas no Twitter, a partir da hashtag #fieldworkfail (em tradução livre, algo como “fracasso no estudo de campo”).

    Tem causos de uma cientista que se grudou em um crocodilo no meio da selva, gente que caiu em uma poça de lama depois de observar macacos, tocar rock para atrair (ou espantar!) leões e outras coisas engraçadas!

    Muitas vezes, não adianta só o cientista se planejar e se organizar e fazer a sua parte muito bem feita. A ciência, como a natureza, pode ser imprevisível e apresentar resultados totalmente diferentes do esperado.

    O livro está disponível para venda em três idiomas: francês, inglês e espanhol, e também em versão digital.

    Que bacana seria se a gente tivesse um livro assim também em português, não? 😉

Verônica Soares. Disponível em: <https://minasfazciencia.com.br>. Acesso em: 22 de outubro de 2020. (Com cortes).

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Sempre tem um ar de coisa boa, de sucesso!”, o vocábulo grifado exprime, em relação ao fato mencionado anteriormente no texto, uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 2 – No segmento “Ele narra como as coisas acabaram dando errado em expedições e trabalhos de campo que tinham tudo para ser um sucesso.”, a autora do texto:

(     ) avalia o livro do ilustrador francês Jim Jourdane.

(     ) cita uma frase do livro do ilustrador francês Jim Jourdane.

(     ) conta o assunto do livro do ilustrador francês Jim Jourdane.

 

Questão 3 – No trecho “Tem causos de uma cientista que se grudou em um crocodilo no meio da selva […]”, o verbo destacado tem o sentido:

(     ) “haver”.

(     ) “fazer”.

(     ) “acontecer”.

 

Questão 4 – No fragmento “[…] tocar rock para atrair (ou espantar!) leões […]”, a preposição “para” estabelece uma relação de:

(     ) direção.

(     ) finalidade.

(     ) adequação.

 

Questão 5 – Releia:

“Muitas vezes, não adianta só o cientista se planejar e se organizar e fazer a sua parte muito bem feita.”

 Transcreva a parte do texto que justifica a afirmação acima:

R:

 

Questão 6 – Em “Que bacana seria se a gente tivesse um livro assim também em português, não?”, a autora do texto:

(     ) faz uma descrição.

(     ) expõe uma opinião.

(     ) levanta uma hipótese.

 

Questão 7 – A expressão “a gente”, usada pela autora no texto, é um exemplo de:

(     ) linguagem culta.

(     ) linguagem informal.

(     ) linguagem regional.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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