Início Série5º ano Interpretação de texto: Procurando Luiz – 5º ano

Interpretação de texto: Procurando Luiz – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre “Procurando Luiz”. Vamos ler o texto que apresenta esse espetáculo infantil, inspirado no universo poético de Luiz Gonzaga? Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03,  EF15LP04 e EF15LP07.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia com atenção o texto. Depois, responda às questões propostas:

“Procurando Luiz”

Espetáculo completa 10 anos com muita música, aventuras do sertão e magia para toda a família!

    O clássico infantil “Procurando Luiz” celebra 10 anos em cartaz com temporada gratuita no Teatro Arthur Azevedo, de 6 a 28 de setembro, aos sábados e domingos, às 16h.

    Inspirado no universo poético de Luiz Gonzaga, o espetáculo já foi visto por mais de 40 mil pessoas em 60 cidades e traz ao palco Bruno Perillo, Luiza Torres e Roberto Haathner, que também assina a concepção da montagem.

    A história acompanha a amizade de Luiz e João, que moram no sertão e fazem um pacto de reencontro, mesmo que o destino os separe. Quando Luiz precisa se mudar para fugir da seca, João inventa uma missão cheia de fantasia e esperança para a filha, Das Dores, enquanto embarcam em uma jornada com cangaceiros, dragões e surpresas mágicas. É uma aventura que mistura sonhos, superação e muito humor, cativando crianças e adultos.

    Entre músicas ao vivo, brincadeiras populares e referências ao Nordeste, o espetáculo resgata a cultura brasileira de forma lúdica e envolvente. Com cenários de Marco Lima e iluminação de Kleber Montanheiro, a montagem também reforça temas como amizade, coragem e criatividade, tornando a experiência rica e divertida para toda a família.

Esther Zolfan Vizzone. Disponível em: <https://catracalivre.com.br/gira/espetaculo-procurando-luiz-teatro-arthur-azevedo-sp/>. (Com adaptação). Publicado em: 01 de setembro de 2025.

 

Questões 

Questão 1 – Em “Espetáculo completa 10 anos com muita música, aventuras do sertão e magia para toda a família!”, a que espetáculo o texto se refere?

 

 

Questão 2 – Onde será o espetáculo?

 

 

Questão 3 – Quando acontecerá o espetáculo?

 

 

Questão 4 – De acordo com o texto, quem fez a concepção da montagem do espetáculo?

(     ) Luiza Torres.

(     ) Bruno Perillo.

(     ) Roberto Haathner.

 

Questão 5 – Na passagem “Inspirado no universo poético de Luiz Gonzaga, o espetáculo foi visto por mais de 40 mil pessoas em 60 cidades […]”, o termo sublinhado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 6 – O trecho “A história acompanha a amizade de Luiz e João, que moram no sertão e fazem um pacto de reencontro, mesmo que o destino os separe.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) um argumentação.

 

Questão 7 – Segundo o texto, no espetáculo, o que motivou João a inventar “uma missão cheia de fantasia e esperança para a filha, Das Dores […]”?

 

 

Questão 8 – Na frase “É uma aventura que mistura sonhos, superação e muito humor, cativando crianças e adultos.”, o verbo destacado quer dizer:

(     ) “encantando”.

(     ) “transformando”.

(     ) “impressionando”.

 

Questão 9 – Grife o vocábulo que exprime a ideia de soma a seguir:

 “[…] o espetáculo resgata a cultura brasileira de forma lúdica e envolvente.”

 

Questão 10 – No fragmento “[…] a montagem também reforça temas como amizade, coragem e criatividade, tornando a experiência rica e divertida para toda a família.”, o texto:

(     ) faz um convite.

(     ) propõe um debate.

(     ) dá uma orientação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário