Início Série5º ano Interpretação de texto: Primeiro serviço de transporte publico – 5º ano

Interpretação de texto: Primeiro serviço de transporte publico – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o primeiro serviço de transporte público. Um transporte disponível a toda a comunidade começou a funcionar em Paris, na França, em 18 de março de 1662. Vamos saber mais a respeito desse assunto? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Primeiro serviço de transporte público foi lançado há 360 anos

    Um transporte disponível a toda a comunidade começou a funcionar em Paris, na França, em 18 de março de 1662. Esse teria sido o primeiro serviço de ônibus coletivo do mundo. A inovação não durou muito e se encerrou em menos de dez anos, voltando a circular na região com regularidade mais de 200 anos depois. 

    A ideia foi do matemático, físico e filósofo Blase Pascal, que investiu quase toda sua fortuna no projeto. Depois de conseguir autorização do governo local, para dar início aos serviços, foram construídas sete carruagens puxadas por cavalos chamadas de Carosses a Cinq Sous. Cada uma delas tinha capacidade para oito passageiros. Surgiu então a oportunidade de andar de carro sem ter que pagar por cavalos e todo o custo de um veículo.

    A euforia da população foi tanta que não tinha lugar para todo mundo. Comerciantes passaram a solicitar estradas em frente aos seus estabelecimentos para aproveitar o fluxo de passageiros. Havia a previsão de abertura de cinco novas vias, mas apenas uma saiu do papel.

    Apesar de parecer um sucesso, o transporte público urbano não prosperou como era esperado pelos investidores. Acredita-se que a maioria das pessoas encarou como diversão e, logo, o transporte coletivo perdeu a graça.

    A qualidade do serviço prestado também pode ter sido um dos entraves para avançar. Eram poucos carros para uma grande demanda.

    Aqui, no Brasil, o primeiro ônibus coletivo começou a circular em 1817, no Rio de Janeiro. Durante o reinado de Dom João VI, o sargento-mor da Guarda Real, Sebastião Fábregas de Suriguê, ganhou o direito de explorar duas linhas de transporte de passageiros.

Publicado em: 18 de março de 2022.
Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Esse teria sido o primeiro serviço de ônibus coletivo do mundo.”, a que serviço de ônibus coletivo o texto se refere?

 

 

Questão 2 – O trecho “Cada uma delas tinha capacidade para oito passageiros.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – No segmento “A euforia da população foi tanta que não tinha lugar para todo mundo.”, o fato destacado é:

(     ) a causa de outro.

(     ) a condição de outro.

(     ) a consequência de outro.

 

Questão 4 – De acordo com o texto, “comerciantes passaram a solicitar estradas em frente aos seus estabelecimentos”. Assinale a finalidade dessa solicitação:

(     ) “dar início aos serviços”.

(     ) “aproveitar o fluxo de passageiros”.

(     ) “andar de carro sem ter que pagar por cavalos e todo o custo de um veículo”.

 

Questão 5 – Releia:

“Apesar de parecer um sucesso, o transporte público urbano não prosperou como era esperado pelos investidores.”

Nessa parte, o vocábulo “como” indica:

(     ) um exemplo.

(     ) uma comparação.

(     ) uma conformidade.

 

Questão 6 – Em “A qualidade do serviço prestado também pode ter sido um dos entraves para avançar.”, o vocábulo grifado poderia ser substituído por:

(     ) “obstáculos”.

(     ) “armadilhas”.

(     ) “imprevistos”.

 

Questão 7 – Pode-se concluir que o texto tem o objetivo de:

(     ) debater.

(     ) divulgar.

(     ) informar.

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário