Atividade de interpretação de texto, focada nos alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o bolo. Você sabe por que ele cresce no forno? Não? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Por que o bolo cresce no forno – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Por que o bolo cresce no forno – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Por que o bolo cresce no forno – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Por que o bolo cresce no forno?
Depois do Parabéns para você, chega a hora, digamos, mais doce da festa: a hora de comer o bolo. Mas por quantas transformações essa gostosura passou antes de chegar à mesa? O bolo, que a princípio era uma massa mole e disforme, cresceu e tomou forma dentro do forno. Uma metamorfose que se deve à química. Quer ver só?
O que faz o bolo crescer é o fermento químico instantâneo usado na receita. Esse tipo de fermento contém bicarbonato de sódio e dois ácidos. Um ácido tem ação rápida e o outro tem ação lenta. Quando são misturados ao suco ou ao leite – ingredientes que contêm água –, o bicarbonato de sódio e os ácidos formam gás carbônico, que libera bolhas e expande a massa, fazendo-a crescer.
Parte desse processo, como sugere o nome do fermento, é instantânea. Afinal, assim que é misturado à massa, o primeiro ácido – de ação rápida – começa a reagir com a água e libera uma certa quantidade de gás carbônico, o que dá para notar durante o preparo do bolo, pois a massa já cresce um pouco. O outro ácido – de ação lenta –, só reage quando a mistura vai para o forno. No calor do fogão, ele libera mais gás carbônico, fazendo com que o bolo cresça ainda mais.
Ao deixar o forno, o bolo está lindo e fofo para a alegria de todos. Podemos oferecer a gostosura quando recebemos visitas especiais ou em aniversários.
Joab Trajano Silva.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 175.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_175.pdf>. (Com cortes).
Questões
Questão 1 – Qual o objetivo do texto acima?
( ) explicar algo.
( ) divulgar algo.
( ) ensinar o preparo de algo.
Questão 2 – Em “Mas por quantas transformações essa gostosura passou antes de chegar à mesa?”, a que gostosura o texto se refere?
Questão 3 – O trecho “Esse tipo de fermento contém bicarbonato de sódio e dois ácidos.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 4 – Releia:
“[…] libera bolhas e expande a massa, fazendo-a crescer.”
De acordo com o texto, o que faz isso?
( ) o gás carbônico.
( ) o ácido de ação lenta.
( ) o ácido de ação rápida.
Questão 5 – Na passagem “Afinal, assim que é misturado à massa, o primeiro ácido – de ação rápida – começa a reagir […]”, a expressão grifada introduz a ideia de:
( ) tempo.
( ) condição.
( ) proporção.
Questão 6 – No segmento “[…] o que dá para notar durante o preparo do bolo, pois a massa já cresce um pouco.”, o termo destacado tem o mesmo sentido de:
( ) “mas”.
( ) “porque”.
( ) “portanto”.
Questão 7 – Observe:
“Ao deixar o forno, o bolo está lindo e fofo para a alegria de todos.”
Identifique os adjetivos usados para caracterizar o bolo, depois de assado:
Questão 8 – O autor se dirige diretamente ao leitor em algumas partes. Aponte uma delas:
( ) “Uma metamorfose que se deve à química.”
( ) “Parte desse processo, como sugere o nome do fermento, é instantânea.”
( ) “Podemos oferecer a gostosura quando recebemos visitas especiais ou em aniversários.”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.