Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o enferrujamento. Por que alguns objetos enferrujam? Vamos entender esse processo? Para isso, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
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PROF: TURMA:
NOME:
Por que alguns objetos enferrujam?
Aquela lapiseira que você adora, repare, parece já apresentar uns pontinhos de ferrugem. Antes que você reclame, preste atenção: é fatal que objetos feitos à base de ferro, com o tempo, enferrujem. Dos pequenos pontinhos às grandes corrosões, o processo é o mesmo e totalmente natural: inclui o ferro, o oxigênio e a água.
Na verdade, o ferro reage é com o oxigênio, tanto que o nome mais pomposo da ferrugem é oxidação do ferro. Quer saber onde entra a água nessa história? Pois bem, a água – sob forma líquida ou de vapor – é importante nesse processo porque ela ajuda o ferro a se combinar com o oxigênio, formando o óxido de ferro – a ferrugem. Então, é correto dizer que a formação da ferrugem é quase imperceptível quando não há água envolvida. É ela que acelera o processo de corrosão. Aí, perdem-se lapiseiras, carros, eletrodomésticos…
Para evitar a ferrugem, a dica é manter os objetos limpos, secos e, se possível, lubrificados. Vale pintar ou recobrir a peça que se quer proteger com tinta a óleo ou verniz. Assim, a água e o oxigênio não entrarão em contato direto com o ferro.
Para impedir a oxidação, as indústrias usam cada vez mais o aço, ou seja, uma liga de ferro com carbono. O chamado aço inoxidável não enferruja porque é aditivado com outros dois elementos químicos: níquel e cromo. Aliás, adicionar cromo ao ferro para tornar os objetos mais resistentes foi moda nos anos 1960 e 1970. Naquela época, era comum encontrar, por exemplo, para-choque de automóveis, pés de mesa, base de liquidificador cromados.
Bom, agora que você já sabe por que a sua lapiseira enferrujou, pode evitar que o mesmo aconteça com outros utensílios que você deseja preservar.
Joab Trajano Silva. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 166.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – Releia:
“Dos pequenos pontinhos às grandes corrosões, o processo é o mesmo e totalmente natural: inclui o ferro, o oxigênio e a água.”
A que processo o texto se refere?
Questão 2 – No trecho “É ela que acelera o processo de corrosão.”, o autor expressa uma ação:
Questão 3 – No segmento “Vale pintar ou recobrir a peça que se quer proteger com tinta a óleo ou verniz.”, o termo grifado inicia um fato que:
( ) se soma a outro.
( ) é a causa de outro.
( ) é uma opção a outro.
Questão 4 – Na passagem “Assim, a água e o oxigênio não entrarão em contato direto com o ferro.”, o vocábulo sublinhado indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 5 – Na frase “Para impedir a oxidação, as indústrias usam cada vez mais o aço, ou seja, uma liga de ferro com carbono.”, o termo destacado introduz:
( ) uma finalidade.
( ) uma conclusão.
( ) uma justificativa.
Questão 6 – Em “O chamado aço inoxidável não enferruja porque é aditivado com outros dois elementos químicos […]”, a palavra grifada poderia ser substituída por:
( ) “pois”.
( ) “contudo”.
( ) “por isso”.
Questão 7 – Na parte “Bom, agora que você já sabe por que a sua lapiseira enferrujou, pode evitar que o mesmo aconteça com outros utensílios que você deseja preservar.”, o autor:
( ) faz um apelo.
( ) expõe uma crítica.
( ) dá uma orientação.
Questão 8 – O autor conversa diretamente com o leitor no trecho:
( ) “Aquela lapiseira que você adora, repare, parece já apresentar uns pontinhos de ferrugem.”
( ) “[…] a formação da ferrugem é quase imperceptível quando não há água envolvida.”
( ) “[…] era comum encontrar, por exemplo, para-choque de automóveis, pés de mesa […]”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.