Interpretação de texto, voltada para os alunos do 8º ano, permite o aperfeiçoamento de diversificadas habilidades de leitura. O texto em questão tem como tema a poluição do solo.
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desta atividade em:
- Word: Interpretação de texto: Poluição do solo – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretacao de texto: Poluição do solo – 8º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretacão de texto: Poluição do solo – 8º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Poluição do solo
Assim como existe a poluição do ar, pelos resíduos gasosos e partículas lançados pelas chaminés e escapamentos de veículos, e a poluição da água, pelo lançamento de resíduos líquidos das casas e das indústrias, também existe a poluição do solo. Ela é causada pelo lançamento de resíduos sólidos ao solo, mais uma vez vindos das casas e das fábricas. Resíduos sólidos são o que normalmente costumamos chamar de lixo das cidades.
Uma cidade de 1 milhão de habitantes necessita recolher e transportar cerca de cem caminhões de lixo diariamente! Isso, sem contar o lixo produzido pelas indústrias.
Mas esse ainda não é o maior problema. A grande dificuldade está em onde colocar todo esse lixo.
Em geral, o lixo de uma cidade é enterrado em aterros sanitários, ou é queimado em incineradores, ou transformado em adubo nas fábricas de composto. Só que em muitas cidades nada disso é feito. O lixo é simplesmente jogado em terrenos baldios nos arredores da cidade, onde servem de ambiente à proliferação de moscas, baratas, ratos e urubus! E, como se não bastasse, o lixo, ao decompor-se, produz um líquido chamado chorume, que se infiltra nos solos causando sua intoxicação, podendo torná-los estéreis, além de poluir as águas dos poços e lençóis subterrâneos.
Argel Branco. Ecologia da Cidade. São Paulo: Moderna, 1991.
Questões
Questão 1 – Defina as causas das seguintes poluições:
a) poluição do ar:
b) poluição da água:
c) poluição do solo:
Questão 2 – O que são os resíduos sólidos?
Questão 3 – De acordo com o autor do texto, o problema está no fato de que em várias cidades o lixo é:
a) “enterrado em aterros sanitários”.
b) “é queimado em incineradores”.
c) “transformado em adubo nas fábricas de composto”.
d) “jogado em terrenos baldios nos arredores da cidade”.
Questão 4 – No segundo parágrafo do texto, o emprego do ponto de exclamação enfatiza o sentimento de:
a) raiva
b) espanto
c) incompreensão
d) medo
Questão 5 – No trecho “[…] causando sua intoxicação, podendo torná-los estéreis […]”, os pronomes sublinhados substituem, considerando-se o contexto:
a) os aterros sanitários
b) os terrenos baldios nos arredores da cidade
c) os solos
d) os poços e lenções subterrâneos
Questão 6 – Na passagem “Mas esse ainda não é o maior problema.”, o termo grifado estabelece uma relação de:
a) adição
b) explicação
c) conclusão
d) oposição
Questão 7 – O texto tem fins:
a) didáticos
b) jornalísticos
c) publicitários
d) científicos
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
10 comentários
Muito bom!
Oi, Marta!
Muito obrigada por partilhar a sua opinião sobre a atividade de interpretação!
Muito bom é ter a sua presença no “Portal Acessaber”!
Volte sempre!
Denyse
Muito Bom !
Ótimo!
Oi, Giovanni!
Agradecemos a exposição de sua opinião sobre a atividade!
Ótimo é ter a sua presença no “Portal Acessaber”!
Volte sempre!
Denyse
Muito bom galera recomendo vcs a visitarem esse site
Muito bom galera vcs devem visitar esse site
Oi, Bruno!
Agradecemos a recomendação, algo que nos alegra muito!
Volte sempre ao “Portal Acessaber”!
Denyse
Obrigada por contribui com o meu trabalho facilitando uma melhor aprendizagem para o conteúdo aplicado.
Olá, Norma!
Muito nos gratifica o fato estarmos contribuindo com o seu trabalho!
Agradecemos o registro de seu valioso comentário!
Volte sempre!
Denyse