Início Série5º ano Interpretação de texto: Pica-pau-do-campo- 5º ano

Interpretação de texto: Pica-pau-do-campo- 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o pica-pau-do-campo. Ele mede 32 centímetros e pode ser facilmente identificado pela coloração da plumagem. Que tal conhecer melhor essa ave? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Pica-pau-do-campo extermina cupins encontrados em cascas de árvores

Ave que se destaca pela plumagem predominantemente amarela também costuma fazer ninhos inclinados para proteção contra chuva.

 

    O pica-pau-do-campo (Colaptes campestris) mede 32 centímetros e pode ser facilmente identificado pela coloração da plumagem: as laterais da face e o pescoço são amarelas e o alto da cabeça e a garganta, pretos. O macho apresenta faixas coradas no rosto.

    A dieta alimentar é composta de insetos, principalmente formigas e cupim. O sucesso da caça se dá pela eliminação da secreção semelhante a uma cola, que faz com os insetos fiquem “presos” na língua.

    O canto, variado e forte, ocorre apenas no período reprodutivo, quando macho e fêmea se comunicam e marcam território. Os elaborados ninhos são cavados na face inclinada dos barrancos, para que haja a proteção contra a chuva.

    A espécie ocorre em campos e cerrados por todo Brasil, exceto na região Norte.

“Terra da Gente”.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>.

 

Questões

Questão 1 – Releia:

 “Ave que se destaca pela plumagem predominantemente amarela também costuma fazer ninhos inclinados para proteção contra chuva.”

A que ave o texto se refere?

 

Questão 2 – Na passagem “[…] pode ser facilmente identificado pela coloração da plumagem […]”, o vocábulo destacado exprime:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 3 – O trecho “[…] as laterais da face e o pescoço são amarelas e o alto da cabeça e a garganta, pretos.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 4 – Segundo o texto, o pica-pau-do-campo alimenta-se:

(     ) somente de formigas e cupim.

(     ) especialmente de formigas e cupim.

(     ) ocasionalmente de formigas e cupim.

 

Questão 5 – Sublinhe, a seguir, o meio utilizado pelo pica-pau-do-campo para caçar os insetos, de que se alimenta:

“O sucesso da caça se dá pela eliminação da secreção semelhante a uma cola, que faz com os insetos fiquem ‘presos’ na língua.”

 

Questão 6 – Observe:

“Os elaborados ninhos são cavados na face inclinada dos barrancos, para que haja a proteção contra a chuva.”

A expressão grifada introduz:

(     ) uma condição.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma consequência.

 

Questão 7 – No segmento “A espécie ocorre em campos e cerrados por todo Brasil, exceto na região Norte.”, o termo “e” indica um fato, que:

(     ) conclui outro.

(     ) se soma a outro.

(     ) se contrasta com outro.

 

Questão 8 – Pode-se afirmar que o texto tem o objetivo de:

(     ) fazer um alerta quanto ao pica-pau-do-campo.

(     ) contar uma história sobre o pica-pau-do-campo.

(     ) apresentar explicações sobre o pica-pau-do-campo.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário