Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o pica-pau-chocolate. Ele tem plumagem marrom e vive em plantações de cacau! Vamos conhecer melhor esse pica-pau? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Pica-pau-chocolate – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Pica-pau-chocolate – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Pica-pau-chocolate – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Pica-pau-chocolate tem plumagem marrom e vive em plantações de cacau
A espécie é amplamente distribuída na região amazônica; cor do topete diferencia populações.
O hábito de viver em meio às plantações de cacau poderia servir de inspiração para o nome popular do pica-pau-chocolate, mas o “batismo” na verdade se deve à plumagem em tons de marrom.
Com cerca de 30 centímetros, a ave, típica da Amazônia, desfila as penas cor de chocolate que contrastam com o amarelo no alto da cabeça. Comum em matas de terra firme e de várzea, também é encontrada em matas de galeria, manguezais e matas secundárias.
Amplamente distribuído pela região amazônica, o pica-pau-chocolate vive solitário, aos casais, em grupos de até cinco indivíduos ou mesmo em bandos mistos.
No período reprodutivo, a espécie faz buracos em árvores mortas e palmeiras, onde põe de dois a quatro ovos brancos e brilhantes.
O pica-pau-chocolate alimenta-se de insetos, larvas e frutas. Cupinzeiros arborícolas também servem de “restaurante” para a ave.
De topete amarelo, os indivíduos que vivem no norte do Rio Amazonas se diferenciam das populações encontradas no sul, que possuem topete marrom.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>. (Com corte e adaptação).
Questões
Questão 1 – Releia:
“A espécie é amplamente distribuída na região amazônica […]”
Identifique a expressão empregada para retomar o pica-pau-chocolate:
Questão 2 – De acordo com o texto, o pica-pau-chocolate recebeu esse nome por causa:
( ) “do amarelo no alto da cabeça”.
( ) “da plumagem em tons de marrom”.
( ) “do hábito de viver em meio às plantações de cacau”.
Questão 3 – O trecho “Com cerca de 30 centímetros […]” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 4 – Segundo o texto, o pica-pau-chocolate é comum:
( ) em matas de galeria.
( ) em matas de terra firme e de várzea.
( ) em manguezais e matas secundárias.
Questão 5 – Em “No período reprodutivo, a espécie faz buracos em árvores mortas e palmeiras […]”, a parte sublinhada indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 6 – Na passagem “O pica-pau-chocolate alimenta-se de insetos, larvas e frutas.”, o termo destacado exprime:
( ) soma.
( ) contraste.
( ) alternância.
Questão 7 – As aspas foram usadas em “restaurante” porque essa palavra:
( ) é informal.
( ) é uma citação.
( ) está fora de seu contexto habitual.
Questão 8 – Observe:
“De topete amarelo, os indivíduos que vivem no norte do Rio Amazonas se diferenciam das populações encontradas no sul, que possuem topete marrom.”
Nesse segmento, o texto:
( ) dá exemplos.
( ) faz uma comparação.
( ) apresenta uma conclusão.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.