Início Série5º ano Interpretação de texto: Pica-pau-chocolate – 5º ano

Interpretação de texto: Pica-pau-chocolate – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o pica-pau-chocolate. Ele tem plumagem marrom e vive em plantações de cacau! Vamos conhecer melhor esse pica-pau? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Pica-pau-chocolate tem plumagem marrom e vive em plantações de cacau

A espécie é amplamente distribuída na região amazônica; cor do topete diferencia populações.

    O hábito de viver em meio às plantações de cacau poderia servir de inspiração para o nome popular do pica-pau-chocolate, mas o “batismo” na verdade se deve à plumagem em tons de marrom.

    Com cerca de 30 centímetros, a ave, típica da Amazônia, desfila as penas cor de chocolate que contrastam com o amarelo no alto da cabeça. Comum em matas de terra firme e de várzea, também é encontrada em matas de galeria, manguezais e matas secundárias.

    Amplamente distribuído pela região amazônica, o pica-pau-chocolate vive solitário, aos casais, em grupos de até cinco indivíduos ou mesmo em bandos mistos.

    No período reprodutivo, a espécie faz buracos em árvores mortas e palmeiras, onde põe de dois a quatro ovos brancos e brilhantes.

    O pica-pau-chocolate alimenta-se de insetos, larvas e frutas. Cupinzeiros arborícolas também servem de “restaurante” para a ave.

    De topete amarelo, os indivíduos que vivem no norte do Rio Amazonas se diferenciam das populações encontradas no sul, que possuem topete marrom.

Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>. (Com corte e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“A espécie é amplamente distribuída na região amazônica […]”

Identifique a expressão empregada para retomar o pica-pau-chocolate:

 

 

Questão 2 – De acordo com o texto, o pica-pau-chocolate recebeu esse nome por causa:

(     ) “do amarelo no alto da cabeça”.

(     ) “da plumagem em tons de marrom”.

(     ) “do hábito de viver em meio às plantações de cacau”.

 

Questão 3 – O trecho “Com cerca de 30 centímetros […]” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 4 – Segundo o texto, o pica-pau-chocolate é comum:

(     ) em matas de galeria.

(     ) em matas de terra firme e de várzea.

(     ) em manguezais e matas secundárias.

 

Questão 5 – Em “No período reprodutivo, a espécie faz buracos em árvores mortas e palmeiras […]”, a parte sublinhada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 6 – Na passagem “O pica-pau-chocolate alimenta-se de insetos, larvas e frutas.”, o termo destacado exprime:

(     ) soma.

(     ) contraste.

(     ) alternância.

 

Questão 7 – As aspas foram usadas em “restaurante” porque essa palavra:

(     ) é informal.

(     ) é uma citação.

(     ) está fora de seu contexto habitual.

 

Questão 8 – Observe:

“De topete amarelo, os indivíduos que vivem no norte do Rio Amazonas se diferenciam das populações encontradas no sul, que possuem topete marrom.”

Nesse segmento, o texto:

(     ) dá exemplos.

(     ) faz uma comparação.

(     ) apresenta uma conclusão.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário