Início Série5º ano Interpretação de texto: Pedra nos rins – 5º ano

Interpretação de texto: Pedra nos rins – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre pedra nos rins. Ela é um excesso de algumas substâncias que o nosso organismo às vezes não consegue filtrar direito, e ficam acumuladas nos nossos rins […] Vamos entender melhor esse assunto? Para tanto, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às questões interpretativas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

Vocês sabem o que é “pedra nos rins”?

    A chamada “pedra nos rins” é um excesso de algumas substâncias que o nosso organismo às vezes não consegue filtrar direito, e ficam acumuladas nos nossos rins, causando um incômodo e uma dor horrorosa. Essas substâncias são na maioria derivados de oxalato de cálcio, que é uma substância que está em alguns alimentos, como espinafre, morangos, nozes, beterrabas e chás. Então, quem tem pedra nos rins deve evitar o consumo de alimentos que contenham em excesso essa tal substância, oxalato de cálcio.

    Mas não é só isso: algumas substâncias podem ser transformadas pelo nosso corpo em oxalato de cálcio, e esse é o caso da vitamina C. Em excesso, essa vitamina é transformada pelo nosso corpo em oxalato de cálcio, que, ao se acumular nos rins, forma as tais pedrinhas que incomodam tanto.

    O mais importante é que quem tem pedra nos rins deve seguir uma dieta, feita por nutricionistas, e beber bastante água, pois a água ajuda a limpar os rins, já que pode ajudar a eliminar a pedra pelo xixi e assim evita que essa substância se acumule no corpo.

Denise Perez. Disponível em:
<http://www.universidadedascriancas.org/>.
(Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – O texto tem o objetivo de:

(     ) noticiar.

(     ) explicar.

(     ) entreter.

 

Questão 2 – Releia o fragmento abaixo:

“A chamada ‘pedra nos rins’ é um excesso de algumas substâncias que o nosso organismo às vezes não consegue filtrar direito, e ficam acumuladas nos nossos rins […]”

O fato destacado:

(     ) justifica o anterior.

(     ) soma-se ao anterior.

(     ) opõe-se ao anterior.

 

Questão 3 – Em “[…] oxalato de cálcio, que é uma substância que está em alguns alimentos, como espinafre, morangos, nozes, beterrabas e chás.”, o termo “como” introduz:

(     ) exemplos.

(     ) uma causa.

(     ) uma comparação.

 

Questão 4 – No segmento “Mas não é só isso […]”, a palavra sublinhada:

(     ) retoma uma informação.

(     ) anuncia uma informação.

(     ) complementa uma informação.

 

Questão 5 – Observe:

 “[…] que, ao se acumular nos rins, forma as tais pedrinhas que incomodam tanto.”

 Nesse trecho, a autora refere-se:

(     ) à vitamina C.

(     ) ao oxalato de cálcio.

(     ) a qualquer substância derivada de oxalato de cálcio.

 

Questão 6 – Na parte “[…] e beber bastante água, pois a água ajuda a limpar os rins […]”, o vocábulo grifado poderia ser substituído por:

(     ) “mas”.

(     ) “porque”.

(     ) “portanto”.

 

Questão 7 – Em “[…] já que pode ajudar a eliminar a pedra pelo xixi […]”, a palavra destacada é um exemplo de linguagem:

(     ) culta.

(     ) informal.

(     ) regional.

 

Questão 8 – Na passagem “[…] e assim evita que essa substância se acumule no corpo.”, o termo sublinhado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário