Início Série5º ano Interpretação de texto: Parque Estadual do Rio Doce – 5º ano

Interpretação de texto: Parque Estadual do Rio Doce – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o Parque Estadual do Rio Doce. Vamos conhecer a primeira unidade de conservação de Minas Gerais? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP02, EF15LP04, EF15LP05 e EF15LP10.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Conheça o Parque Estadual do Rio Doce

Biodiversidade riquíssima na primeira unidade de conservação de Minas Gerais.

    Terceiro maior complexo de lagos do Brasil, considerada a maior área de Mata Atlântica preservada de Minas Gerais, de riquíssima biodiversidade, com espécies raras e ameaçadas da fauna e flora e expressivo sistema lacustre. É esse o patrimônio ambiental protegido pelo Parque Estadual do Rio Doce (PERD).

    Situado no Vale do Aço, na região Sudoeste de Minas, o parque se divide entre as cidades de Dionísio, Marliéria e Timóteo e é considerada a primeira Unidade de Conservação (UC) do estado, tendo sido criada oficialmente em 1944.

    De acordo com Vinícius Moreira, gerente do Parque, o movimento para a criação do local é ainda mais antigo, tendo se iniciado na década de 20.

    “A criação do Parque do Rio Doce nasceu de uma iniciativa popular, em que a sociedade da região se organizou para esse fim. Faz parte da história da conservação da biodiversidade brasileira, de uma época em que o poder público ainda não olhava para a importância destes espaços”, explica ele, que além de gestor é também um estudioso do tema – e nascido em Marliéria, município que abriga 83% da área da UC.

    Com quase 36 mil hectares, o Parque Estadual do Rio Doce é um verdadeiro santuário de tesouros naturais dentro do Brasil. Em 2010, por exemplo, o local recebeu o título de Sítio Ramsar – convenção internacional que aponta as zonas úmidas de maior importância globalmente.

    Isso porque, além da biodiversidade abundante, o PERD conta com mais de 40 lagos em toda a sua extensão – em termos de sistema de lagos, é o terceiro maior e mais importante do Brasil, logo atrás do Pantanal e da Amazônia.

    A gestão oficial dessa área pelo estado brasileiro, desde a década de 40, torna o Parque um dos últimos remanescentes bem preservados com população de onça-pintada. Existe, inclusive, um safári noturno dentro da Unidade para avistar esse e outros animais.

    Desde a década de 1970, o Parque Estadual do Rio Doce começou a receber uma configuração especial para atender visitantes e equipes de pesquisa ambiental. […]

Disponível em: <https://semeia.org.br/conexao-semeia/parques-do-mes/parque-estadual-rio-doce/>.
Publicado em: 14 de julho de 2023.

 

Questões 

Questão 1 – Em “Biodiversidade riquíssima na primeira unidade de conservação de Minas Gerais.”, a que unidade de conservação o texto se refere?

 

 

Questão 2 – Segundo o texto, a unidade de conservação em questão foi criada oficialmente:

(     ) em 1944.

(     ) em 1970.

(     ) em 2010.

 

Questão 3 – Identifique a cidade que abriga a maior parte do Parque Estadual do Rio Doce:

(     ) Dionísio.

(     ) Timóteo.

(     ) Marliéria.

 

Questão 4 – No quinto parágrafo do texto, o travessão:

(     ) indica um comentário.

(     ) assinala uma explicação.

(     ) marca o começo de uma fala.

 

Questão 5 – O segmento “[…] além da biodiversidade abundante, o PERD conta com mais de 40 lagos em toda a sua extensão […]” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 6 – O que torna o Parque Estadual do Rio Doce “um dos últimos remanescentes bem preservados com população de onça-pintada”?

 

 

Questão 7 – Informe a finalidade das aspas no texto:

 

 

Questão 8 – Sublinhe o vocábulo que introduz uma finalidade na frase:

“Existe, inclusive, um safári noturno dentro da Unidade para avistar esse e outros animais.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário